Com estrutura precária, pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles passarão por inspeção técnica
09/11/2011
R$ 748 mil para telecentros de Florianópolis
09/11/2011

Portal Turístico de Florianópolis ganha tinta e reforma para o verão

Estagiários, uniforme para os guias e novos mapas fazem parte das estratégias para receber o turista

A situação do Portal Turístico de Florianópolis, localizado na entrada da Ponte Pedro Ivo Campos começa a melhorar. Na manhã de terça-feira (8) seis homens iniciaram a reforma dos banheiros, cozinha e escritório dos guias, enquanto no último mês o espaço foi pintado de amarelo e branco. O Jornal Notícias do Dia esteve no local no mês de agosto, quando constatou o total sucateamento do espaço que, ao menos na teoria, deve servir para abrigar e recepcionar os turistas. Apesar das melhorias, os nove guias que estão no Portal reclamam da precariedade dos materiais informativos cedidos pela Setur (Secretaria Municipal de Turismo) ao espaço.

“Os mapas que nós temos são oferecidos por hotéis da região. Tem pouquíssima coisa da Prefeitura”, assegura um dos guias, que preferiu não ser identificado. O prazo passado pela Setur aos funcionários é que as obra cessem em um mês, ou seja, em dezembro quando os turistas já começaram a chegar a Florianópolis.

Enquanto a reforma não fica pronta, os guias precisam improvisar. O teto da sala onde ficam está caindo, não existe uma estrutura de cozinha aos visitantes e muitas vezes o Portal Turístico precisa ficar fechado por falta de funcionários. “Quando todos os guias estão acompanhando os ônibus de turismo, a única solução é fechar tudo. Não temos uma pessoa que possa ficar aqui direto”, argumenta o guia.

Além do portal localizado na entrada da Ilha, existem mais dois pontos de informação aos turistas. Um no Aeroporto Internacional Hercílio Luz e outro no Terminal Rodoviário Rita Maria.

Tudo pronto até dezembro

Novos mapas, uniformes aos guias e estrutura adequada de informações turísticas no Portal e praias mais movimentadas devem ficar prontos até dezembro. O secretário adjunto da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), Carlos Alberto Pereira da Silva, assegura que melhorias serão feitas para receber os turistas. “Vamos adaptar pontos nas principais praias da Capital aproveitando espaços do município que já existem”, antecipa Carlos.

Estruturas públicas nas praias de Canasvieiras, Praia da Joaquina e Praia Brava, além dos tradicionais na entrada da Ilha, aeroporto e rodoviária servirão para ofertar as informações. Para esses locais serão contratados estagiários que falem as línguas inglesa e espanhola. “Deveremos manter os pontos abertos inclusive nos finais de semana. No caso do Portal ainda teremos serviço de Internet”, reforça.

De acordo com o secretário adjunto, estão previstos 600 vôos vindos do Uruguai, Chile e Argentina. “Isso representa um aumento de quase 25% em relação a temporada passada”, pontua Carlos. Para ampliar os serviços ao turista, a Setur também elaborou um convênio com o IF-SC (Instituto Federal de Santa Catarina) para ensinar espanhol a 60 taxistas.

Local confuso

Turistas que nunca visitaram a Ilha de Santa Catarina podem até ficar confusos com relação ao Portal Turístico. Instalado às margens da Via Expressa, BR-282, o local tem um acesso difícil, visto que boa parte dos motoristas passa em velocidade alta no trecho que liga à Ponte Pedro Ivo Campos. Aliado a isso, o Portal Turístico ainda divide seu espaço com o comando da Guarda Municipal. O tempo todo há dezenas de carros e motos da corporação estacionados, o que pode confundir os visitantes mais desavisados.

O secretário adjunto da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) Carlos Alberto Pereira da Silva, explica que a Guarda permanecerá no local, ao lado do Portal Turístico. “A única reforma que faremos é nas quatro salas que pertencem a Setur”, finaliza.

(Por Saraga Schiestl, ND, 09/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *