O governador Raimundo Colombo apresentou ao Governo Federal o projeto da quarta ligação Ilha – Continente – BR-101, nesta quinta-feira (24/11), em Brasília. Junto com o secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, Colombo demonstrou à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a importância que a construção da nova ponte terá para a mobilidade urbana da Grande Florianópolis.
A ministra afirmou simpatizar com o projeto da construção e, por meio da Secretaria de Patrimônio da União, o Governo Federal dará todo o suporte necessário para que se avance no projeto. “O País cresce e cada vez mais se agravam os problemas de mobilidade urbana. O projeto é bom e queremos participar do processo e ver como podemos ajudar com alguma solução”, afirma a ministra. O licenciamento ambiental e a concessão do terreno público para uso de empresas privadas terão tratamento especial para que o empreendimento mostre-se viável. “Se tivesse que fazer uma aposta, é de que essa obra dará certo”, confia Miriam.
Para o governador Raimundo Colombo, “a audiência foi melhor do que o esperado” e agora o Governo de Santa Catarina, em parceria com a União, vai cumprir o exigido para que a ligação ajude no deslocamento dos cidadãos. “Temos etapas a serem cumpridas e nossa equipe vai trabalhar o mais rápido possível para que a população perca menos tempo durante o retorno às suas casas ou ao trabalho”, afirma Colombo.
O total de investimento para o complexo está estimado em R$ 1,1 bilhão e deverá ser concluído em duas etapas. A primeira em 2014 e a segunda até 2016.
A obra
A nova ponte terá oito pistas, com 45 metros de largura e 1,6 km de comprimento, passarela para pedestres e ciclovias em toda a extensão da via, no mesmo nível da pista de carros. A extensão total do acesso, incluindo a ponte, é de 8,5 km e o projeto também prevê uma via expressa, de alta velocidade, com acesso à BR-101. O trânsito local será feito por vias marginais e o acesso do sistema viário à via expressa será feito por viadutos.
Toda a construção do sistema viário ficará sobre um aterro hidráulico de 2,7 milhões de metros quadrados, sendo 70% de área comum e 30% de área privada que poderá ser comercializada por empreendedores que financiarão a obra, em modelo de Parceria Pública Privada (PPP). “É uma obra viável economicamente e que trará bastante beneficio à população”, informou o governador.
Edital de Viabilidade Técnica
No começo do mês, o governador Raimundo Colombo autorizou a liberação do edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea), Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), Projeto básico e Plano de Negócios para a construção da 4ª ligação Ilha-Continente-BR 101.
Cronograma
Dezembro de 2011 – Definição da empresa que fará os estudos conforme edital (Lei nº 8.666).
Junho de 2012 – Prazo de conclusão do Projeto básico, EIA-Rima e Plano de Negócios.
Setembro de 2012 – Começo das obras.
Setembro de 2014 – Conclusão da ponte e da ligação com o sistema viário do Estreito.
Março de 2016 – Conclusão do aterro e todas as obras de acesso à BR-101 e ao trânsito local.
(De Olho na Ilha, 25/11/2011)