Ponta do Coral
24/11/2011
Quem não chora não mama – Contorno Viário de Florianópolis
24/11/2011

ANTT confirma construção do anel viário de Florianópolis de acordo com o antigo traçado

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou na manhã desta quinta-feira que vai construir o anel viário de Florianópolis de acordo com o antigo traçado. De acordo com a assessoria de imprensa, a entidade vai dividir o projeto em duas etapas.

Primeiro será executado o trecho entre os kms 196 ao 220 da BR-101 Norte, entre Biguaçu e Palhoça, conforme a atual proposta. O licenciamento ambiental já está protocolado no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Ambientais (Ibama).

Depois serão acrescentados a extensão do km 175, no Bairro Estiva, em Biguaçu, até o km 196, e dos kms 220 e 222, perto da atual praça de pedágio, em Palhoça.

O aumento fará os motoristas de tráfego pesado e longa distância desviar uma extensão de 47 quilômetros da região central da Grande Florianópolis – que recebe grande fluxo de trânsito local –, quase o dobro dos 24 quilômetros da proposta mais recente.

A mudança de decisão da ANTT ocorreu depois da reunião de terça-feira com lideranças catarinenses, que pela segunda vez tinham se encontrado com a direção da agência para cobrar o antigo projeto. No encontro, a entidade manteve o traçado negociado com a concessionária Autopista Litoral Sul, o clima ficou tenso e debate encerrou sem avanços.

Na quarta-feira, o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, e o deputado Esperidião Amin (PP) afirmaram terem recebido ligações de lideranças da ANTT, que comunicaram a mudança de postura.

– Temos que celebrar a grandeza do gesto. Dois diretores da ANTT, Mauro Rodrigues e Jorge Bastos, nos ligaram pedindo desculpas e adiantaram que depois da reunião decidiram que irá prevalecer o projeto original. Foi uma vitória expressiva – declarou Amin.

O projeto deve ser executado até 2015, após mudança no prazo, primeiramente determinado para 2012.

A concessionária informou que não se pronunciará antes de receber o comunicado oficial da agência.

(DC, 24/11/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *