Projeto para a Ponta do Leal é avocado pela Câmara
28/10/2011
Governo do Estado libera R$ 3,8 milhões para a região da Grande Florianópolis
28/10/2011

Parque de Coqueiros recebe, até domingo, exposição feita em um caminhão que percorre o Brasil

Quem se importa com o pulmão do planeta não pode perder a oportunidade de fazer a sua parte para conhecer melhor e preservar um dos biomas mais ameaçados do país: a Mata Atlântica. Até domingo, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, uma exposição com atividades de educação ambiental, jogos educativos e oficinas estará à disposição do público.

Entender como o ar que respiramos é afetado pela falta do verde é importante. Saber então como a água que bebemos, tomamos banho ou cozinhamos pode ser prejudicada com o desmatamento também é necessário. O projeto Mata Atlântica é Aqui, da Fundação SOS Mata Atlântica, volta a Florianópolis para reforçar como esses dois elementos abastecem a cidade e quais ações podem ajudar a não poluir e evitar a derrubada de árvores.

Um dos trabalhos da ONG é elaborar o Atlas dos Remanescentes Florestais com o levantamento de como o bioma está no país. No mais recente, divulgado em maio deste ano, Santa Catarina foi apontado como o terceiro Estado que mais desmatou a Mata Atlântica nos últimos dois anos.

A exposição é feita em um caminhão, que percorre a região Sul e Sudeste do Brasil. Nele, são oferecidos jogos, palestras, oficinas, filmes, coleta e análise da água do Parque Córrego Grande. Na última coleta, feita em novembro de 2009, a água foi classificada como regular. Essa ação é feita em cada cidade visitada pela ONG. Depois da Capital, será a vez de Blumenau. Quem quiser acompanhar o resultado da coleta, pode acessar o http://www.sosma.org.br/blog.

Outra atividade interessante é a maquete dinâmica, onde é feita uma simulação que mostra dois territórios com diferentes paisagens: um desmatado e outro protegido pela Mata Atlântica. A ideia é expor como a chuva pode interferir nesses ambientes, como os lençóis freáticos são formados, como as matas de encosta podem evitar deslizamentos de terra.

Para conferir

HOJE
– Atividades abertas ao público das 10h às 16h
– 10h – CineMata: exibição de vídeos com temas socioambientais
– 15h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica
AMANHÃ
– Atividades abertas ao público das 10h às 16h
– 10h – Palestra: cobertura florestal de Santa Catarina, em parceria com a RPPN Menino Deus
– 15h – Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania
DOMINGO
– Atividades abertas ao público das 10h às 16h
– 10h – Palestra: como a biomassa pode contribuir contra o aquecimento global, em parceria com a RPPN Menino Deus
– 14h – CineMata: exibição de vídeos com temas socioambientais
– 16h – Encerramento das atividades

(DC, 28/10/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *