Dia da Preservação da Camada de Ozônio
19/09/2011
SC-401 e mobilidade
19/09/2011

Técnicos conhecem um novo jeito de construir

Durante a viagem, os técnicos conheceram uma nova tecnologia de construção de casas populares que poderão ser construídas no Maciço do Morro da Cruz.

Participam da iniciativa representantes da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental (SMHSA), Fundação do Meio Ambiente, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, técnicos da Caixa Econômica Federal e líderes comunitários.
O projeto é denominado Mobile Steel System e é composto por painéis tipo “sanduíche” (aço galvalume + poliuretano (PU) + aço galvalume) que são unidos através de encaixe e amarração com cabo de aço, desempenhando o papel estrutural da construção.

Segundo o engenheiro, Américo Pescador, diretor de Habitação da SMHSA, o sistema apresentado pode ser instalado em algumas regiões do Maciço do Morro da Cruz. “Seria necessário apenas uma pequena adaptação devido

“O resultado foi positivo. Tanto os representantes da Caixa Econômica Federal quanto os líderes comunitários gostaram e aprovaram o sistema”, declarou o Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental em exercício, Nelson Bittencourt. Segundo Bitencourtt, as novas casas estão avaliadas em R$ 28.000,00 a unidade o que viabiliza o projeto. Como ponto central os engenheiros avaliaram a resistência e durabilidade das moradias construídas com a nova tecnologia.

Atualmente o maior problema para a construção de habitações no Projeto Maciço do Morro da Cruz se refere as dificuldades de execução e o custo de cada casa. Foi previsto o valor médio de R$45.000,00 para cada moradia, mesmo assim ocorreu a falta de interesse de empresas durante as licitações realizadas, ou seja, nenhuma construtora se apresentou prejudicando a continuidade do Projeto.

(PMF, 17/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *