Cinco novas lombadas serão implantadas na avenida das Torres, em São José
29/09/2011
Fatma entrega 4° Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental
29/09/2011

SC-405 será bloqueada para detonação de rochas

O Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) fará a segunda detonação de rochas na SC-405 neste sábado (1º/9). A rodovia ficará bloqueada por uma hora, das 16h às 17h. Cerca de 150 quilos de dinamite serão empregados na remoção de 250 metros cúbicos de material no quilômetro 1, na altura do morro distante 600 metros do Supermercado Imperatriz (sentido Centro-praias).A primeira detonação foi realizada no mesmo local, no dia 17 de setembro, com 250 quilos do explosivo, para a retirada de 400 metros cúbicos de pedras. Na obra, que deverá estar concluída no início da segunda quinzena de dezembro, o governo do Estado investe mais de R$ 3,3 milhões, além de outros R$ 4 milhões que foram gastos na desapropriação de áreas em 93 imóveis.

(ND, 29/07/2011)

Comunidade informada sobre obras da SC-405

O cronograma das obras da terceira pista da SC-405 foi discutido em audiência pública realizada na noite de quarta-feira, dia 28 de setembro, na sede do Conselho Comunitário da Fazenda do Rio Tavares.

Participaram do debate os vereadores Aurélio Valente (PP), Dalmo Meneses (PP), Celso Sandrini (PMDB) e Célio Bento (PMDB), engenheiros do Deinfra, diretores da empresa construtora Sul Catarinense, representantes da Casan e da comunidade. A Prefeitura não mandou representantes.
Aurélio Valente e Dalmo Meneses foram os autores do requerimento marcando a audiência na comunidade, já que a primeira, feita na Câmara, não contou com a presença do Deinfra nem da Prefeitura.

“A comunidade nos solicitou que viéssemos aqui no Rio Tavares discutir o assunto, mas semana passada tivemos a reunião com o governador Raimundo Colombo, que se comprometeu em entregar essa obra até dezembro. Vamos ter que nos virar com essa terceira pista, não tem outra saída. O correto seria executar o projeto original, que previa duas pistas duplas elevadas por cima do mangue com saída no Trevo do Campeche. Mas a obra vai ser essa aqui, temos que botar fé que vai ficar pronta até o final do ano”, disse o vereador Aurélio Valente, acrescentando que o governador ficará devendo a construção do elevado sobre o trevo do Rio Tavares, sem o qual a obra não estará completa.

Dalmo Meneses também citou a reunião com Colombo e a promessa de entrega da obra até dezembro. “Mantivemos a audiência por que achamos por bem informar a comunidade. E vamos verificar o andamento das obras e o cumprimento do prazo dado pelo governador”, afirmou.
Com 2,4 km de extensão e largura de 13 metros, a obra da terceira pista (que serve nos sentidos, dependendo do fluxo do trânsito) deverá ser entregue à população no dia 15 de dezembro. De acordo com o superintentende regional do Deinfra, engenheiro Cleo Quaresma, houve um certo atraso na obra em virtude das desapropriações nas margens da rodovia.

“Tivemos um processo de desapropriação um pouco complicado devido a invasões e a problemas de titulação de terras, mas tudo já foi resolvido para que o pedido do governador Raimundo Colombo, de entregar a obra no dia 15 de dezembro, seja cumprido. No Verão, esta obra vai facilitar bastante o tráfego no Sul da Ilha nos dois sentidos”, disse o engenheiro.

(CMF, 30/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *