Mais saudável. Estudantes recebem merenda orgânica, em São José
27/09/2011
Cerimônia no Palácio Cruz e Sousa marcou o lançamento do Prefeitura Cidadã
27/09/2011

Prefeitura da Capital lança edital para o Via Rápida

Empresas poderão entregar propostas no dia 13 de outubro e a vencedora terá seis meses para fazer um estudo conceitual

Quanto vai custar o projeto Via Rápida, sistema de corredores exclusivos de ônibus, em Florianópolis? Onde será implantado? Que obras serão realizadas na Avenida Beira-Mar Norte, via que receberá o primeiro trecho? Perguntas como estas devem ser respondidas dentro de seis meses, se os prazos do edital do projeto básico, lançado pela prefeitura na semana passada, forem cumpridos.

As empresas interessadas poderão entregar suas propostas, no valor máximo de R$ 1,2 milhão, no dia 13 de outubro.

A vencedora terá seis meses para realizar um estudo conceitual da implementação de um sistema BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), que pode ser definido como corredores exclusivos de ônibus, com veículos grandes (de até 200 passageiros) e estações de pré-embarque (veja ilustração ao lado).

Além do estudo conceitual, a empresa fará o projeto executivo, um passo anterior à obra, do trecho entre o Centro e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passando pela Avenida Beira-Mar Norte.

– Com o estudo do sistema e o projeto do trecho Centro-UFSC teremos uma noção exata dos aspectos técnicos e financeiros da implementação do Via Rápida. Assim, poderemos buscar os recursos necessários para a obra – explicou o vice-prefeito e secretário de Transportes, João Batista Nunes, idealizador da ideia.

Segundo o secretário, o recurso pode vir de fontes como Ministério das Cidades, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e até do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid).

Estado vê projetos desconectados

O lançamento do edital foi criticado pelo secretário da Secretaria do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR), Renato Hinnig. Isso porque a secretaria contratou, junto à Prosul, um estudo para a implementação de um metrô de superfície na região.

Até maio do ano que vem, a empresa vencedora especificará como serão as obras e qual será o sistema que poderá ser usado: o VLT (Veículo Leves sobre Trilhos) ou o próprio BRT.

– Não posso avaliar este projeto porque não conheço. Mas é uma pena que as duas propostas sejam tratadas de forma desconectada, separada. Foi tomada uma decisão sem consultar o governo do Estado, que já faz um estudo na mesma área – afirmou.

(Por Mauricio Frighetto, DC, 27/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Renato Indio da Costa Lemos disse:

    Mais um projeto ? Para que? Já não existem estudos suficientes ? Vamos praticar mais e estudar menos, o dinheiro vaipelo ralo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *