Previsão de conclusão da SC-401 e SC-405 é para dezembro
22/09/2011
No Dia da Árvore, Florianópolis comemora o plantio de dez mil mudas ao mês
22/09/2011

Dia Mundial Sem Carros: prefeitura promove ações de conscientização e debate

Prefeitura promove uma série de eventos para celebrar e refletir a mobilidade urbana de Florianópolis

Dia 22 de setembro é comemorado o “Dia Mundial Sem Carros”. É uma data especial para se refletir a própria contribuição para a mobilidade urbana e também o meio ambiente.

Boa parte dos carros que circula pela cidade transporta apenas uma pessoa, que por sua vez traz consigo pouca carga ao invés de utilizar modais como o transporte coletivo ou bicicleta.

O desafio proposto é não utilizar o seu carro – ao menos este dia – e verificar como o trânsito e a cidade são beneficiados com a pequena atitude.

Durante a ocasião, a Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais programou uma série de eventos que promovem a discussão. A pedido do Vice Prefeito e Secretário da SMTMT, João Batista Nunes, todos os funcionários da pasta foram convidados a deixar o automóvel em casa para propagar o bom exemplo.

O dia começa com distribuição de plantas no TICEN (Terminal Integrado do Centro) a partir das 9h, pelo Departamento de Atendimento ao Cidadão da SMTMT.

Às 10h acontece a entrega da base operacional da Fiscalização e atendimento ao usuário nas dependências do Aeroporto.

E para finalizar, das 14h às 17h, no auditório do CDL haverá um debate sobre os impostos que incidem na tarifa do transporte coletivo com a presença dos estudiosos Marcos Bicalho e do urbanista Nazareno Stanislau Affonso (Coordenador Nacional MDT – Movimento em Defesa do Transporte e Coordenador do Escritório da ANTP – Associação Nacional de Transporte Público em Brasília).

(PMF, 22/09/2011)

Udesc adere ao Dia Mundial Sem Carro com lema ‘O Transporte Precisa ser Mais Coletivo’

Com a campanha “O Transporte Precisa Ser Mais Coletivo”, a Udesc irá aderir ao Dia Mundial Sem Carro nesta quinta-feira (22). Lideranças da universidade pretendem chamar a atenção da comunidade universitária e dos poderes públicos de Florianópolis sobre o problema da mobilidade urbana.

A data é apenas simbólica, pois deveríamos ter essa consciência de utilizar o transporte coletivo e outras maneiras de deslocamento, todos os dias. É um questão ecológica e até de sobrevivência. Pelo menos nesse dia esperamos grande adesão da comunidade acadêmica, diz o professor da Esag/Udesc e um dos organizadores da mobilização, Enio Spaniol.

A ideia é que os alunos e servidores da instituição utilizem o transporte coletivo, a bicicleta ou se desloquem a pé nesta quinta-feira. A Udesc já conta com bicicletário e incentiva a carona solidária, por meio do twitter. Precisamos diminuir a poluição do ar, o sedentarismo humano e os transtornos causados pelo excesso de veículos‰, completa o professor da
Esag/Udesc, Daniel Pinheiro.

O Transporte Precisa ser Mais Coletivo é uma iniciativa de quatro projetos de extensão do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag/Udesc) que tem objetivos a promoção da educação e cidadania, a articulação da sociedade para o acesso a compressão da sustentabilidade e o incentivo à consciência e participação no processo político de mobilidade urbana.

Semana do Trânsito

A Udesc também está apoiando a Semana do Trânsito. A programação prevê atividades educativas diárias relacionadas ao trânsito até o próximo domingo (25), em vários pontos de Florianópolis e São José. A Semana tem entre os organizadores o Grupo Ciclo Brasil, programa de extensão do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Udesc.

A Semana do Trânsito é um evento internacional com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de políticas de transporte mais favoráveis aos meios não motorizados.

(DeOlhoNaIlha, 22/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *