Mutirão mobiliza galera em Floripa no Moçambique Day 2011
22/09/2011
Previsão de conclusão da SC-401 e SC-405 é para dezembro
22/09/2011

"Dê o sinal para a vida" é a campanha para conscientizar uso e respeito da faixa de pedestre

Simpatia de atores foi a ferramenta utilizada para alertar usuários da avenida Josué Di Bernardi
Com música, teatro e faixas os motoristas e pedestres foram conscientizados sobre a importância do respeito e uso da faixa de segurança. A ação foi realizada na avenida Josué Di Bernardi, na tarde de ontem. Na ocasião foram distribuídos panfletos da campanha da Semana Nacional do Trânsito. O trabalho promovido pela Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José tem por principal objetivo fomentar a prática do pedestre de sinalizar para os condutores ao pedir passagem. “Dê o sinal para a vida”, é o nome do movimento feito com o braço e que, em Brasília, DF se tornou comum e respeitada ao longo de sua implantação acorrida em 1997.
Ao dispensar o uso da faixa de segurança alem de por em risco sua própria vida o pedestre se priva do direito assegurado no Artigo 70, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Há quem diga que no Brasil é difícil e que ninguém colabore o condutor Pedro Luiz Anunciação, 45, lembra da capital federal. “Falta paciência. Eu costumo parar. Tenho consciência da fragilidade do pedestre”, garante. Motorista por profissão Pedro lembra que a pressa é desculpa para a falta de respeito e educação no trânsito. “Quando paro por 20 segundos para esperar o pedestre já ouço um monte de buzinas”, detalha.
Pedestres defendem campanha permanente
Ao atravessar a movimentada via a autônoma Greice Siqueira, 24, se surpreendeu com o teatro. “Precisamos de ações em todos os bairros. A faixa ajuda, mas precisa ser respeitada”, defende. Cristiane Siqueira, 30, lembra que avenidas de grande fluxo merecem mais cuidado de motoristas e pedestres. “Paciência dos motoristas e educação dos pedestres são fundamentais para que tenhamos uma boa convivência no trânsito”, enfatiza a representante comercial.
De acordo com o secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Sanderson de Jesus os atos são parte da Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas). “A intenção é reduzir os números de acidentes graves e fatiais em todo o mundo”, aponta o secretário, lembrando que São José possui uma frota de mais de 112 mil veículos. Sanderson afirma que mais de duas mil crianças receberam instruções sobre educação no trânsito. “Durante esta semana faremos blitz na balada. Nossa intenção é conscientizar. Acredito que só assim o quadro atual de violência será modificado”, ressalta.
(Por Alessandra Oliveira, ND, 22/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *