Curitiba é apontada como referência em design sustentável
01/08/2011
Para o turismo, contagem regressiva já começou
01/08/2011

Com o uso de uma técnica inovadora, o Cinemagraphs, registros de cenas urbanas em movimento revelam Florianópolis de um jeito muito curioso

Florianópolis nunca foi retratada com tanto movimento em fotografias quanto nas que serão mostradas a partir de hoje no www.diario.com.br. A Capital é cenário do inusitado ensaio fotográfico criado pelo repórter fotográfico Alvarélio Kurossu e pelo assistente de conteúdo André Podiacki. Utilizando uma técnica inovadora que confere movimentos sutis às imagens, o Cinemagraphs, mistura realismo à estática das fotos digitais.

Pontos turísticos de Florianópolis, como Mercado Público, Largo da Alfândega, Túnel Antonieta de Barros, Igreja de São Francisco, Shopping Iguatemi e Avenida Beira-Mar Norte são pano de fundo do cotidiano retratado na produção. O cenário ousa ao chamar a atenção para os detalhes das cenas em movimento. Por exemplo, o abrir da porta de um elevador, o movimento da bandeira catarinense, o mexer da colher em uma xícara de café, o balanço do vento nos cabelos de uma mulher, o afiar de uma tesoura num engenho de farinha, a ação de um pombo.

– A união do movimento dos filmes com o congelamento do instante foi mostrada no cinema, nas fotografias que se mexem nos jornais e porta-retratos das histórias de Harry Potter – explica Kurossu.

Em jornais digitais brasileiros, a ideia é uma novidade que o Diário Catarinense lança em primeira mão.

O conjunto do trabalho, que passou pela escolha das cenas a serem capturadas, o aprendizado de uma técnica até então desconhecida, a troca de ideias e o resultado final, fascinaram os profissionais.

– Com o Cinemagraphs, a fotografia não se esgota e não se acaba – observa Podiacki.

(Por Francine Cadore, DC, 01/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *