Santo Antônio ganha projeto “Cores e Sabores”
11/08/2011
Prefeitura lança um novo edital para fiscalização eletrônica no trânsito
12/08/2011

Sistemas BRT, a Mobilidade Urbana como um Direito Social e a Bicicleta

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, em parceria com o grupo CICLOBRASIl do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com o apoio da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis – VIACICLO, da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Prefeitura Municipal de Florianópolis – SMTMT/PMF, do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis – SETUF e da Câmara de Dirigentes Logistas – CDL convida para o evento: Sistemas BRT, a Mobilidade Urbana como um Direito Social e a Bicicleta, que será realizado no dia 18 de agosto (quinta- feira) as 18h45 na sede da CDL, Rua Felipe Schmidt, n. 679, Centro, Florianópolis SC.

Programação (evento aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia):

18h45 Abertura do evento

19h00 Florianópolis e o BRT (Via Rápida) João Batista Nunes – Vice-Prefeito e Secretário de Transportes de Florianópolis SC

19h20 Panorama do BRT no Brasil e no Mundo Prof. Dr. Luis Antonio Lindau – UFRGS, Embarq Brasil

19h40 Direito à Mobilidade Urbana – a construção de um novo direito social Prof. Dr. João Alencar Oliveira Júnior – SeMob, Ministério das Cidades

20h00 A integração da Bicicleta com o Transporte Coletivo Daniel de Araújo Costa – Presidente da Viaciclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis)

20h20 Interação entre os palestrantes e com os presentes

BRT ou Bus Rapid Transit é um sistema de ônibus de alta capacidade que utiliza corredores exclusivos em vias urbanas, simulando o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos. Foi criado e inicialmente colocado em prática em Curitiba na década de 1990. Florianópolis vai implantar o sistema com 3 corredores, com o nome de Via Rápida.

Maiores informações com Professora Giselle Xavier – UDESC Cel (48) 9101 1783

Informação Complementar:

Os palestrantes Prof. Dr. Luis Antonio Lindau, Doutor em Transportes e Prof. Dr. João Alencar Oliveira Júnior, Doutor em Transportes e Bacharel em Direito, estarão na cidade para participar da Banca Examinadora de Defesa de Tese da doutoranda Giselle Noceti Ammon Xavier, intitulada O Desenvolvimento e a Inserção da Bicicleta na Política de Mobilidade Urbana Brasileira, no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, na área de concentração Sociedade e Meio Ambiente, na linha de pesquisa Desenvolvimento, Conflitos e Políticas Públicas, que será realizada dia 19 de agosto de 2011, as 09:00 horas, no Mini-Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH da Universidade Federal de Santa Catarina (participação aberta ao público).

Mini CV dos Palestrantes externos convidados:

Prof. Dr. Luis Antonio Lindau – UFRGS, Embarq Brasil Graduado em Eng Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), PhD em Transportes – University of Southampton (1983), pós-doutorado pela University College London (1988). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consultor ad-hoc da CAPES, CNPq e FAPERGS. Sócio fundador da ANPET, ex-presidente, ex-diretor, membro do conselho consultivo. Membro de Comite para Paises em Desenvolvimento do TRB – Transportation Research Board dos Estados Unidos, e coordenador do seu subcomitê de sistemas BRT Pesquisador associado do WRI – World Resources Institute (www.wri.org) Diretor presidente da Embarq Brasil (www.embarqbrasil.org). EMBARQ Brasil atua junto a várias cidades brasileiras apoiando a implantação de sistemas sustentáveis de transporte urbano. A EMBARQ Brasil desenvolveu o primeiro produto da Rede EMBARQ, o BRT Simulator, uma ferramenta computacional que permite aos projetistas testarem os sistemas BRT antes de sua execução. O simulador já foi usado para mostrar ao Comitê Olímpico Internacional que os sistemas BRT projetados têm capacidade de atender o público que as Olimpíadas atrairão para o Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: segurança viária, indicadores de desempenho, sistemas de transporte coletivo, e segurança viária.

Prof. Dr. João Alencar Oliveira Júnior – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1988); Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB (2010); Mestre (1992) e Doutor (2005) em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/COPPE/PET. Professor do Departamento de Engenharia de Transportes – DET, Centro de Tecnologia – CT, da Universidade Federal do Ceará – UFC (2001 a 2010), Analista de Infraestrutura do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão – MCidades, Gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana – SeMob do Ministério das Cidades – MCidades. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento e projetos em Engenharia de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana: Artigo disponível on-line sobre o tema da palestra: Direito à Mobilidade Urbana: A construção social de um direito civil. Revista dos Transportes Públicos ANTP, ano 33, n. 127, p. 63 – 75, 2011. Disponível em: http://issuu.com/efzy/docs/rtp2011-127/1?mode=embed&layout=http://portal1.antp.net/issuu/whiteMenu/layout.xml

(BRT, 10/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *