Programa Água e Educação no Brasil será lançado com solenidade na ALESC
01/08/2011
De Cacupé à Daniela ou da Trindade à Lagoa, comércio e moradores estão desprotegidos
01/08/2011

São João do Continente: tradição, diversão e alegria no Parque de Coqueiros

Terceira edição da festa promovida pela Secretaria do Continente promete repetir o sucesso das anteriores

Entre os dias 29 e 31 de julho, no Parque de Coqueiros, está sendo realizada a 3ª edição da Festa de São João do Continente. A festa em si é conhecida por pratos típicos, como paçoca, pé de moleque e puxa puxa, pelo quentão, bebida quente e doce, e pelas quadrilhas, pau de fita, casamento na roça e muito mais. Tudo isso presente na festa.

As festas “juninas”, “de são João” ou “dos santos populares” é anterior ao catolicismo, tendo sendo absorvida pelos cristãos, mas mantendo a tradição da fogueira, símbolo típico pagão. Tradicionalmente era celebrada no solstício de verão no hemisfério norte, 24 de junho.

Na sexta-feira houve apresentação de uma quadrilha junina vinda de João Pessoa, na Paraíba, onde as comemorações juninas são ainda mais presentes, estando entrelaçada à cultura local. Também no mesmo dia, teve concurso de boi de mamão, tradição típica da região de Florianópolis.

No sábado a festa conta com concurso da corte infantil, apresentações de bandas de forró e samba. Tem Casamento do Jeca, apresentação de quadrilha e também de boi de Mamão. E para encerrar no domingo: há missa campal, às 9h, teatro, dança e música.

A estrutura da festa também conta com parque de diversões; praça de alimentação; gastronomia junina; tablado para dançar forró; decoração típica; tenda de massagens; e shows musicais. A entrada é gratuita e festa é aberta a todos. Em 2009 a festa teve aproximadamente 40 mil visitantes em três dias; em 2010 foram 80 mil em cinco dias; e esse ano promete repetir o sucesso.

(Por Oliveira Mussi, ND, 30/07/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Raony disse:

    Esta notícia foi publicada no dia 01/08, sendo que já havia acabado as festividades, que foram até o dia 31/07.

    No final do texto está a assinatura do autor com a data de 30/07, desta forma também só informaria o evento pela metade..

    Mais interessante seria postar um feedback do que foi o evento, quantidade de pessoas e etc. Até poderia ter algo da “frustração” quanto a expectativa do número de participantes, visto que choveu muito e foram poucas pessoas.

    Fica a dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *