Construção civil e TI
10/08/2011
Programa Recicla Bem Floripa vai conscientizar lojistas sobre destinação correta de resíduos
10/08/2011

Programa ACATE Lixo Zero recicla 4,5 mil quilos de resíduos em Florianópolis

Resultado corresponde ao balanço dos primeiros seis meses de trabalho

Atuar de forma socialmente responsável e encaminhar corretamente os resíduos gerados pelas empresas é o objetivo do Programa ACATE Lixo Zero. Implantado no Condomínio Industrial de Informática (CII), onde fica a sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), envolve colaboradores e funcionários das empresas situadas no prédio. Nos seis primeiros meses de execução, o trabalho realizado em parceria com a Novociclo Ambiental encaminhou 4.500 kg de resíduos para reciclagem ou reuso.

“Acredito que estamos no caminho certo. Com a colaboração de todos podemos chegar a ser um condomínio modelo no setor de atuação da ACATE. Se cada empresa fizer sua parte, todos sairão ganhando”, o educador ambiental Alex Iabrude comemora os resultados obtidos até agora. A adesão ao programa vem crescendo e se reflete na quantidade de material encaminhado para reciclagem ou reuso. Para se ter uma ideia, entre março e junho de 2011 deixaram de ser enviados para os aterros sanitários: 4736 latas de alumínio, 1617 garrafas PET, 1187 embalagens de longa vida, entre outros materiais que totalizaram 2963, 7 kg. Número quase duas vezes maior que o destinado nos três meses anteriores: 1800,80 kg.

Para incentivar a adesão ao conceito Lixo Zero por todos os condôminos, é oferecido o selo Empresa Lixo Zero, para as organizações que conseguirem eliminar o uso das lixeiras. Até agora, cerca de 30 já receberam esta marca – uma placa fixada nas portas dos escritórios. O investimento em ações de preservação ambiental e responsabilização pelos resíduos gerados, pode trazer resultados positivos para as empresas – iniciam com a redução de custos, valorização da marca e podem culminar com o reconhecimento através de apoios e prêmios na área de responsabilidade socioambiental.

Programa ACATE Lixo Zero

O programa começou a ser implantado no CII em outubro de 2010. Prevê reduzir ao máximo o envio de materiais recicláveis, para os aterros sanitários. Para isso, são utilizadas estratégias de educação e conscientização ambiental. O objetivo é realizar uma mudança de postura frente a geração de resíduos, para que cada pessoa sinta-se responsável pela destinação dos materiais utilizados e aja passe a consumir de forma mais consciente.

A metodologia utilizada prevê que embalagens vazias sejam limpas e dispostas de forma organizada antes de serem encaminhadas para reaproveitamento. Elas devem ser colocadas em residuários – móveis confeccionados exclusivamente para o armazenar estes materiais. São produzidos para serem integrados ao ambiente, com design diferenciado e divisões que facilitam a disposição organizada dos resíduos limpos. Desta forma, é possível eliminar o mau cheiro e a imagem das lixeiras. O que antes era lixo, torna-se resíduo pronto para ser encaminhado para reuso ou reciclagem.

A Novociclo Ambiental, empresa de Florianópolis (SC) especializada na gestão de resíduos e idealizador do programa Lixo Zero, se responsabiliza pelo encaminhamento dos materiais às usinas e fábricas especializadas em reciclagem ou reuso. Materiais não-reaproveitáveis, como pilhas e baterias, são enviados para indústrias responsáveis em fazer o descarte correto. No caso do lixo tecnológico, são agendados dias específicos para a coleta dos equipamentos.

(DeOlhoNaIlha, 09/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *