Destinação de resíduos sólidos é tema de evento
05/08/2011
FloripAmanhã lança Programa Água e Educação em parceira com UNESCO e Fundação WET
05/08/2011

Prefeitura assegura a conclusão do elevado Rita Maria até o final do ano

Em vistoria ao local nesta quinta-feira, o prefeito fez uma avaliação positiva e afirmou que o trabalho está adiantado

As obras do elevado Rita Maria, em Florianópolis, iniciaram em fevereiro, e o prazo para conclusão firmado no projeto inicial é para metade do ano de 2012. Porém as obras estão adiantadas e, nesta quinta-feira, após vistoria no local, o prefeito Dário Berger afirmou a conclusão para o final deste ano.

O objetivo da construção é evitar transtornos e o engarrafamento diário na ponte Pedro Ivo Campos, facilitando o acesso na entrada da Ilha. A concretagem do elevado, que se dá em três fases, está na etapa final. Duas partes estão prontas e, de acordo com o Secretário de Obras de Florianópolis, Luiz Américo Medeiros, a terceira deve terminar em setembro. Após essa estrutura finalizada serão feitas as ligações das pistas e o ajuste do sistema viário no entorno do elevado, por último a arborização do espaço.

Berger fez uma avaliação positiva do trabalho e garantiu que o cronograma está antecipado. No ponto de vista dele é uma obra diferente, sem empecilhos, sem necessidade de desapropriações e com recursos garantidos. “A obra foi projetada para 18 meses, mas podemos afirmar que até o final do ano estará pronto. Eu tinha programado para inaugurar no aniversário da cidade, mas não vamos esperar”, assegura.

Atualmente, para atravessar a rua Antônio Pereira Oliveira Neto a pé, pista ao lado do terminal rodoviário, o pedestre pode acionar o botão instalado no semáforo que fecha o sinal para os carros. Depois da obra concluída, este recurso será desativado. O secretário Medeiros afirma que a ideia é construir uma passarela, que está em projeto, para que não haja interferência entre pedestres e motoristas.

O investimento é de 8,1 milhões de reais, e cerca de 40 operários da empresa Sul Catarinense trabalham no local. As pistas da avenida Beira-mar Norte em direção à ponte Colombo Salles serão mantidas sem alterações. Os motoristas que vem da ponte e seguem pela rua Antônio Pereira Oliveira Neto, poderão optar por quatro pistas. As duas da esquerda direcionam ao elevado em um trecho de 390 metros de extensão, passando por cima do sistema viário em direção à Beira-Mar. As pistas da direita levarão à rodoviária, avenida Paulo Fontes e arredores do Centro. O elevado suportará 50 mil veículos por dia.

O ELEVADO

Investimento R$ 8,1 milhões

Prazo para conclusão 18 meses

Capacidade de 50 mil veículos por dia

390 metros de extensão

8,8 metros de largura

6,2 metros de altura

(Por Letícia Mathias, ND, 05/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *