Prefeitura assegura a conclusão do elevado Rita Maria até o final do ano
05/08/2011
Agenda de 08 a 14 de agosto de 2011
05/08/2011

FloripAmanhã lança Programa Água e Educação em parceira com UNESCO e Fundação WET

Na mesma data em que comemorou seis anos de fundação, a Associação FloripAmanhã lançou o Programa Água e Educação para a América Latina e o Caribe, em solenidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na quarta-feira (03/08). A Associação é a instituição anfitriã do Programa no Brasil, em parceria com o Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO e a Fundação WET (Water Education for Teachers – Educação Hídrica para Docentes). O objetivo do Programa é levar educação ambiental sobre a água para estudantes, pais e professores, com ações efetivas para que os participantes atuem nas suas comunidades como multiplicadores do conhecimento adquirido e busquem resolver problemas locais relacionados com recursos hídricos. As atividades começam ainda em agosto na escola municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, área da bacia hidrográfica do Rio Ratones.

“Inicialmente começaremos por uma escola e esperamos contar com o apoio de empresas e instituições para em 2012 ampliar este trabalho para todas as bacias hidrográficas da Ilha de Santa Catarina e região”, informa a presidente da FloripAmanhã, Zena Becker. Na solenidade da Assembleia, Becker e o secretário municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, firmaram convênio entre a Associação e a Secretaria para a cooperação das instituições para a formação continuada de professores e alunos através do desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas visando a interdisciplinariedade e a participação interativa, junto às escolas da Rede Pública Municipal de Florianópolis.

[nggallery id=20]

Também foi assinada na Assembleia a carta acordo entre a Unesco, a Fundação WET (Water Education for Teachers – Educação Hídrica para Docentes) e a FloripAmanhã para formalizar a Associação como anfitrião no Brasil do Programa Água e Educação para a América Latina e o Caribe. Assinaram o coordenador de Ciências Naturais da Unesco Brasil, Celso Schenkel, a representante da Fundação WET, Vivian Lavalle de Vignaroli, da Associação Amigos da Patagônia, e Zena Becker.

Vignaroli permaneceu no Brasil para ministrar entre os dias três e cinco de agosto, no Hotel Maria do Mar, a primeira oficina de capacitação de multiplicadores para adotarem no Brasil a metodologia já usada com sucesso em 26 países da América Latina e do Caribe.

Segundo Zena Becker, para a Associação FloripAmanhã, representar este Programa no Brasil, ao lado de instituições tão respeitadas como Unesco e Fundação WET, é uma honra e uma tarefa de responsabilidade. “Mas, estamos certos que o Programa tem um imenso potencial para mudar a realidade através da educação de crianças e professores sobre o recurso mais precioso do planeta, a água”, afirma.

A solenidade foi encerrada com coquetel para os presentes, abrilhantado por músicos do Projeto Nosso Samba tocando composições próprias de chorinho que chamaram a atenção dos presentes pela excelente qualidade.

Programa Água e Educação Brasil

O Programa

O Programa Água e Educação para a América Latina e o Caribe é um programa de educação ambiental sobre a água para estudantes, pais e educadores, com ações efetivas para que os participantes atuem nas suas comunidades como multiplicadores do conhecimento adquirido e busquem resolver problemas locais relacionados com recursos hídricos. Desenvolve-se mediante oficinas dirigidas às crianças, professores e educadores informais, baseadas num guia educativo, fruto de um trabalho de adaptação por um grupo interdisciplinar, dos diversos programas das entidades internacionais.

Além de proporcionar à população-alvo o acesso ao conhecimento dos deveres e direitos do cidadão relacionados com meio ambiente, o Programa pretende viabilizar o destino adequado e tratamento para os efluentes e resíduos sólidos domésticos da sua área de atuação, buscando a redução na contaminação e poluição das águas superficiais e recuperação de áreas degradadas.

As atividades do Programa serão desenvolvidas em conjunto com o Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Agricultura de Grupo (CEPAGRO) — responsável no projeto pela reciclagem de resíduos resíduos sólidos e criação de horta — e a Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (EJESAN), responsável pela coleta de água de chuva e instalação de banheiro seco.

As Instituições

O Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO, desde 1975, é o único programa intergovernamental da ONU voltado para a investigação e gestão dos recursos hídricos, bem como a educação e capacitação técnica, tendo como objetivo incrementar o conhecimento do ciclo da água e aumentar a capacidade das nações para administrar e aproveitar melhor seus recursos hídricos e ecossistemas conexos.

O Projeto WET (Water Education for Teachers – Educação Hídrica para Educadores) é um programa educativo internacional, de caráter não lucrativo, criado em 1984, em Montana (EUA), com conteúdo cientifico voltado para a ÁGUA. A missão do projeto é levar educação hídrica a crianças, pais, educadores e comunidades do mundo todo, promovendo a conscientização, valorização, conhecimento, correta administração e cuidado desse recurso natural cada vez mais disputado e escasso.

O Programa conjunto UNESCO-PHI / Projeto WET – Água e Educação para a América Latina e o Caribe surgiu em 2006, com o objetivo conjunto de promover uma educação hídrica de alta qualidade. Tem como missão ajudar os países da região no desenvolvimento, implementação e revisão de programas educativos em matéria de água. Na América do Sul, já atua na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

A Associação FloripAmanhã é uma entidade sem fins lucrativos certificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e reconhecida oficialmente como de Utilidade Pública Estadual e Municipal. Também foi certificada pela Prefeitura de Florianópolis como “Ong Amiga da Educação”. Zela pela transparência publicando balanços, resultados contábeis e documentos em seu site (https://floripamanha.org/quem-somos) e no Portal Transparência – (http://portaltransparencia.org.br)

(Republicado por DeOlhoNaIlha, 09/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *