Município e CASAN deverão concluir rede de esgoto em Ponta das Canas
18/08/2011
Florianópolis perto de se adequar à Lei dos Resíduos Sólidos
18/08/2011

Filtro biológico acaba com o mau cheiro que sai da estação da Casan na entrada de Florianópolis

O gás sulfídrico, responsável pelo odor, é tratado sem o uso de produtos químicos, liberando gás carbônico para o ar

A Capital não terá mais que conviver com o mau cheiro vindo da Estação de Tratamento de Esgoto Insular da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), situada na entrada da Ilha. A empresa colocou em operação, nesta segunda-feira (15), um equipamento responsável pelo tratamento biológico do gás sulfídrico, causador do odor: o Biofiltro. A obra, com custo de R$400 mil, promete evitar que o gás entre em contato com o ar e se dissipe em direção à cidade.

O engenheiro Lucas Arruda, chefe do setor operacional de esgoto da Casan, explica que a área de tratamento preliminar do esgoto teve que ser fechada com tampas para que o processo de tratamento do gás pudesse acontecer. “É feita a exaustão do gás, que passa por tubos até chegar ao filtro, para ser, então, tratado sem produtos químicos”, complementa. Dentro do Biofiltro, o consumo do gás sulfídrico é feito em solo, tipo turfa, rico em microorganismos. Dessa forma, o gás é transformado em gás carbônico, que é então liberado para o ambiente.

O projeto foi elaborado pelo departamento de engenharia sanitário da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e segue o mesmo modelo do equipamento instalado no sistema de tratamento de esgoto de Jurerê Internacional.

(Por Emanuelle Gomes, ND, 18/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *