Ministério Público abre investigação para o Ibama
15/08/2011
Sem taxa de lixo para moradores
15/08/2011

Evento discute mobilidade urbana como direito social e uso da bicicleta

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, em parceria com o grupo Ciclobrasil, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na próxima quinta-feira, dia 18 de agosto, encontro para discutir a temática Sistema BRT, a Mobilidade Urbana como um Direito Social e a Bicicleta.

Aberto ao público, o evento será realizado a partir de 18h45min, na sede da Câmara de Diretores Logistas, na rua Felipe Schmidt, n. 679, Centro de Florianópolis. A proposta tem apoio da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (Viaciclo), da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis e da Câmara de Dirigentes Logistas .
O BRT ou Bus Rapid Transit é um sistema de ônibus de alta capacidade que utiliza corredores exclusivos em vias urbanas, simulando o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos. Foi criado e inicialmente colocado em prática em Curitiba na década de 1990. Florianópolis vai implantar o sistema com três corredores, com o nome de Via Rápida.

Bicicleta na Política de Mobilidade Urbana Brasileira

Participantes do debate, o doutor em transportes Luis Antonio Lindau, o professor da UFRGS, e o professor João Alencar Oliveira Júnior, representante da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades, estarão em Florianópolis para a banca examinadora de uma tese de doutorado sobre o uso da bicicleta no Brasil.
A pesquisa ´O Desenvolvimento e a Inserção da Bicicleta na Política de Mobilidade Urbana Brasileira` foi desenvolvida pela professora Giselle Noceti Ammon Xavier, junto ao Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. O trabalho integra a área de concentração Sociedade e Meio Ambiente, linha de pesquisa Desenvolvimento, Conflitos e Políticas Públicas.

A defesa será realizada no dia 19 de agosto, a partir de 9h, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – da UFSC.

Mais informações com a professora Giselle Xavier, (48) 9101-1783

Mesa-redonda: Sistema BRT, a Mobilidade Urbana como um Direito Social e a Bicicleta
Programação:
19h Florianópolis e o BRT (Via Rápida)
João Batista Nunes / Vice-Prefeito e Secretário de Transportes de Florianópolis
19h20min Panorama do BRT no Brasil e no Mundo
Professor Luis Antonio Lindau / UFRGS / Embarq Brasil
19h40min Direito à mobilidade urbana – a construção de um novo direito social
Professor João Alencar Oliveira Júnior / SeMob / Ministério das Cidades
20h A integração da bicicleta com o transporte coletivo
Daniel de Araújo Costa / Presidente da Viaciclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis)
20h20min Interação entre palestrantes e presentes

(Agecom, 12/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *