Corredores de ônibus
10/08/2011
Programa ACATE Lixo Zero recicla 4,5 mil quilos de resíduos em Florianópolis
10/08/2011

Construção civil e TI

Artigo escrito por Marcus Anselmo – Consultor e especialista em TI (DC, 10/08/2011)

Com o mundo e os serviços cada vez mais digitais, as pessoas começam a viver uma nova realidade que já vem acontecendo há alguns anos, mas só agora parece realmente fazer parte da nossa rotina diária , a da mobilidade. Mobilidade é a possibilidade de acessar informações e conteúdos na internet a partir de um dispositivo móvel (laptops, tablets e smartphones). E essa tendência, como não poderia deixar de ser, invadiu o mundo dos negócios.

Equipes de vendas já têm desfrutado dos recursos da mobilidade para a agilidade dos pedidos e obtenção de informações de relacionamento com os clientes. A evolução da tecnologia agora permite que outros departamentos nas organizações sejam beneficiados. E isto tem gerado forte impacto na indústria da construção.

Devido à característica operacional distribuída, construtoras e incorporadoras sempre tiveram dificuldades em aplicar efetivamente a tecnologia da informação. A evolução de hardware, na forma de tablets e softwares disponíveis na web (cloud computing) permite que, com baixo esforço e investimento, softwares de controle, gestão e processos sejam utilizados de forma efetiva em canteiros de obra e estandes.

Os benefícios incluem a redução do ciclo de compras, agilidade na aprovação de faturas e cobranças, melhor documentação da qualidade de obra, melhor gestão da base de clientes potenciais, entre outros. Neste cenário, o crescimento no setor da construção civil acontece por melhorias não apenas na capacitação da mão de obra e a partir de novos processos construtivos, mas também no uso de ferramentas tecnológicas que garantem uma visão macro do negócio, com otimização de processos e pessoal.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *