Desterro e suas destruições
20/07/2011
Reunião da ACIF discute melhorias para a infraestrutura em Florianópolis
20/07/2011

Terreno do novo complexo penitenciário da Grande Florianópolis será apresentado esta semana

Secretária de Justiça e Cidadania diz que tem pressa em tirar presos da Trindade

A secretária de Cidadania e Justiça, Ada de Luca, deve apresentar até o fim desta semana a nova área escolhida para a construção do novo complexo penitenciário da Grande Florianópolis. Na segunda-feira (18), a secretária esteve na região da Baixada do Massiambu, em Palhoça, acompanhada de membros da Fatma e do Deap para o mapeamento de quatro possíveis áreas. O mal tempo prejudicou a visita técnica, mas as buscas por uma terreno continuam na região.

A secretária Ada de Luca diz que quer urgência na escolha. “Tenho pressa, por isso fizemos a visita acompanhados de técnicos da Fatma para não acontecer o que aconteceu da última vez”, declara. Na semana passada, a Fatma (Fundação do Meio Ambiente) descartou o terreno que a Secretaria havia escolhido por se tratar de áre de dunas e mata de restinga. Esta é a terceira investida na região em busca de um novo endereço para o Complexo Penitenciário da Trindade que sofre com falta de estrutura. Só este ano, na Trindade, foram registradas seis fugas, 153 presos fugiram da Central de Triagem, e 21 de outras unidades do complexo.

A escolha de Palhoça para abrigar o novo complexo da Grande Florianópolis foi firmado ainda no governo passado. Em troca de desativar a Colônia Penal Agrícola de Palhoça e ficar com a área para o município, a prefeitura se comprometeu a ceder uma área mais ao sul do município para o Estado. O primeiro terreno foi descartada por ter solo muito encharcado, a segunda foi descartada pelos órgãos ambientais. Após a escolha da área a construção deve levar 11 meses para ficar pronta, segunda Ada de Luca.

A prefeitura de Palhoça diz que já tem planos para desocupar a Colônia Penal e dar outro destino para a área.

(Por Fábio Bispo, ND, 20/07/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *