Recicla CDL: destinação correta para 150 toneladas de lixo eletrônico em Florianópolis
20/07/2011
FloripAmanhã e parceiros promovem Oficina de Planejamento Urbano de Florianópolis
21/07/2011

Projeto para renovação de fachadas históricas é lançado em Florianópolis

Parceria entre as tintas Coral e a Prefeitura, o projeto “Tudo de Cor para Você”, está renovando fachadas no Mercado Público Municipal, Largo do Mercado e Ribeirão da Ilha

O prefeito Dário Berger e o tenista Guga Kuerten durante a cerimônia oficial de lançamento do projeto.

O projeto “Tudo de Cor para Você”, uma parceria entre Prefeitura de Florianópolis e a empresa AkzoNobel, fabricante das tintas Coral, foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira, 19 de julho, no Gabinete do Prefeito Municipal.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do prefeito Dário Berger, do tenista Gustavo Kuerten, embaixador do projeto, e do presidente da AkzoNobel para a América Latina, Jaap Kuiper.

O projeto é dividido em quatro etapas: na primeira, é selecionada a cidade a ser beneficiada, de acordo com a importância do patrimônio histórico para a comunidade local; em seguida, há o diálogo com a comunidade, autoridades e voluntários, visando definir os prédios a serem pintados; depois, pintores e aprendizes são capacitados e começa a pintura das casas; por fim, a AkzoNobel promove uma grande celebração, com formatura dos aprendizes, entrega dos prédios pintados e show musical.

Em Florianópolis, o “Tudo de Cor para Você” é realizado em parceria com a Prefeitura, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL) e o Instituto Guga Kuerten. Cerca de nove mil litros de tinta estão sendo usados para a renovação de fachadas do Mercado Público Municipal, Largo do Mercado e Ribeirão da Ilha.

Para o Largo do Mercado, foram selecionadas cores fortemente usadas até meados do século XIX e produzidas artesanalmente: os tons terrosos e brancos. No Mercado Público Municipal, optou-se por manter as cores originais da relíquia arquitetônica: amarelo, grafite e verde colonial. Já no Ribeirão da Ilha, a inspiração se deu por meio da festa do Divino Espírito Santo: as cores da Bandeira do Divino com fitas coloridas.

Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Dário Berger destacou a importância do projeto para resgatar a autoestima e o orgulho das comunidades beneficiadas.

O embaixador do programa em Florianópolis, o tenista Gustavo Kuerten, externou seu amor pela cidade e elogiou a iniciativa: “Se precisar, eu ajudo a pintar, sou alto, alcanço lugares mais complicados”, brincou.

A cerimônia de lançamento também contou com a presença de dona Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten, o vice-prefeito João Batista Nunes, secretários municipais, vereadores e representantes do CDL.

(PMF, 19/07/2011)

Novas cores para os patrimônios históricos de Florianópolis

Parceria entre a empresa AkozoNobel, Prefeitura e Instituto Guga Kuerten irá renovar 52 fachadas e prédios históricos do município

Guga Kuerten, padrinho do projeto, visita o Mercado Público e interage com pintores

O projeto “Tudo de cor para você”, da empresa AkzoNobel, fabricante das tintas Coral, foi lançado oficialmente na manhã dessa terça-feira (19) para marcar o encerramento da ação na Capital. No total estão sendo pintadas 52 fachadas e prédios históricos em Florianópolis com mais de 70 cores, nove mil litros de tinta e 300 pessoas envolvidas.

A ação da empresa AkozoNobel iniciou em agosto de 2009 de desde lá passou por sete cidades do país renovando 250 mil metros quadrados de casas e edifícios voltadas ao patrimônio histórico de cada região. Segundo o presidente da empresa, Jaap Kuiper, é meta é tirar do papel o lema da empresa. “Queremos levar mais cor para a vida das pessoas. Assim escolhemos cidades e capitais com relevância histórica, definimos as áreas a serem pintadas, escolhemos um padrinho para o projeto e capacitamos futuros pintores”, diz.

Em Florianópolis, o “Tudo de cor para você” chegou há dois meses. A meta era pintar 19 fachadas no largo da Alfândega e Mercado Público Municipal e mais 33 casas no Ribeirão da Ilha. O encerramento do trabalho está marcado para esta quinta-feira (21).

Na Capital catarinense o escolhido como padrinho do projeto foi o tenista Guga Kuerten que esteve no Mercado Público Municipal na manhã de ontem para acompanhar os trabalhos. “Estou muito feliz com esta iniciativa, motivar a população de uma cidade com cores vibrantes renova a autoestima”, diz.

Com a parceria entre a empresa AkozoNobel, Prefeitura e Instituto Guga Kuerten, além dos patrimônios históricos, também serão renovadas mais de 30 instituições do instituto, 12 no extremo-oeste e 18 na Grande Florianópolis.

Cores do século 19 na Alfândega

Para o largo da Alfândega foram selecionados tons terrosos e brancos, muito usados no século 19. No Mercado Público Municipal serão mantidas as cores originais: amarelo, grafite e verde colonial. Já no Ribeirão da Ilha, a inspiração veio na festa do Divino Espírito Santo com as cores da bandeira do Divino e fitas coloridas.

Conheça o projeto

É dividido em quatro etapas:

1- é selecionada a cidade a ser beneficiada de acordo com a importância do patrimônio histórico para a comunidade local;

2- há o diálogo com a comunidade, autoridades e voluntários, para definir os prédios e fachadas a serem pintados;

3- pintores e aprendizes são capacitados e começa a pintura das casas;

4- AkzoNobel promove uma grande celebração com formatura dos aprendizes, entrega dos prédios pintados e show musical. Em Florianópolis o evento está marcado para esta quinta-feira, 21 de julho. Às 14 horas haverá a entrega das casas pintadas no Ribeirão da Ilha e às 20 horas show nacional com a banda Jota Quest, na avenida Beira-mar Norte. O evento é gratuito.

(Por Aline Rebequi, ND, 20/07/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Muito bom ! É esperar pra ver, se teremos de fato um transtorno temporário e benefício permanente.

  2. Liana Candido disse:

    Olá Aline,

    Floripa é realmente uma cidade fora do comum né.
    Acredito que o projeto tenha levado muito sorriso para a comunidade local e turista, assim como fez aqui em São Paulo.

    Parabéns pelo artigo, foi bem escrito! Mas achei que você deveria inserir um link para a página do projeto para que as pessoas possam acompanhar o projeto e quem sabe participar em suas cidades né. Tomei a liberdade de enviar por comentário, espero estar contribuindo com essa leitura – http://www.tudodecorparavoce.com.br/florianopolis

    Abraços
    Liana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *