Rendeiras de Florianópolis se unem para preservar tradição artesanal
29/07/2011
Curva da morte na SC 401 vai ganhar elevação
29/07/2011

Árvore Guarapuvu embeleza parque da Capital

Seu nome cientifico é Schizolobium parahyba e pode atingir 30 metros de altura.

A árvore símbolo de Florianópolis, Guarapuvu, possui muitos nomes populares ao redor do território Brasileiro, podendo ser chamada também de: Bacurubu, Bacuruvu, Badarra, Bacuruva, Birosca, Faveira, Ficheira, Gapuruvu, Garapuvu, Guarapuvu, Guavirovo, Gabiruvu, Igarapobu, Pau-de-vintém, Pataqueira, Pau-de-canoa, Paricá, Pau-de-tamanco, Guapiruvu.

Explica o diretor superintendente Gerson Basso (Floram), que ela faz parte da família da Fabacea (Leguminosa). “É de origem brasileira, geralmente são de grande porte. Em nosso município podem ser encontradas nos parques, pois seu crescimento é rápido”.

Biólogos do Departamento de Praças e Arborização Pública contam que a árvore pode atingir à altura de 30 metros. Entre as características; o tronco retilíneo, casca cinzenta, copa alta e aberta, folhas grandes que podem medir cerca de 1 metro de comprimento.

Destaca o superintendente que o Guapuruvu é uma árvore apropriada para jardins de longa extensão, parques e grandes praças. “No Parque da Luz (Centro), ela deixa a paisagem mais deslumbrante. Foi plantada por biólogos e engenheiros agrônomos que fizeram parte da fundação do referido local”.

Sua madeira é usada em algumas partes do país para confecção de artesanato, fabricação de canoas e como fonte de celulose em alguns casos. No município de Florianópolis seu plantio também se faz na recuperação de áreas degradadas.

(PMF, 29/07/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *