Florianópolis irá recebe mais de 30 mil turistas de eventos este ano
08/06/2011
SWU lança gincana pela sustentabilidade
09/06/2011

Tudo indica que a nova ponte ligará Ilha à Ponta do Leal

Governador Colombo recebe relatório das três propostas para a nova travessia em Florianópolis

O relatório final dos três projetos para a nova ligação Ilha-Continente foi entregue, ontem, ao governador Raimundo Colombo, que deve anunciar a sua decisão ainda este mês. Apesar de o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, não adiantar qual foi a recomendação da pasta, tudo leva a crer que a proposta escolhida será a da ponte entre a Beira-Mar Norte e Continental, na Ponta do Leal.

Cobalchini não assumiu sua posição ao DC, mas acabou informando as características da obra recomendada. Disse que, depois do anúncio, teria de se reunir com a SC Parcerias para definir o projeto de parceria público-privada e que o projeto era muito mais do que uma travessia e, sim, um sistema que resolveria o congestionamento até Biguaçu – onde seria ligado à BR-101.

Como a proposta do túnel subaquático já estava descartada devido à falta de tecnologia brasileira, o único projeto que contempla esses requisitos é a ponte que liga a Beira-Mar Norte à Ponta do Leal, no Balneário Estreito.

O secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinning, se mostrou mais simpático à travessia na Beira-Mar do que a proposta do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), responsável por um estudo de ponte estaiada – sustentada por cabos – entre a Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, como sequência da reduplicação da Via Expressa (BR-282).

– É mais interessante a ligação na Baía Norte porque distribuiria melhor o trânsito, evitando o congestionamento em direção ao Centro. Quem vem ou vai para Biguaçu e Barreiros, em São José, seguiria pela nova travessia, e os que circulam entre Ilha e Palhoça pegariam a Pedro Ivo ou Colombo Salles – analisa.

O pré-projeto, elaborado pela empresa de engenharia consultiva Prosul, prevê, além da ponte, a ampliação do aterro nos dois lados para a criação do novo sistema viário de acesso à travessia. A maior mudança ocorreria a partir do Balneário do Estreito, que teria uma nova via, costeando o mar, até a BR-101. Uma vantagem é que São José já tem o planejamento da Beira-Mar de Barreiros, onde deve passar a nova via.

Outro item que pesa na escolha do governo é que o projeto da Prosul é autofinanciável. A ideia é que a obra se pague com a venda de parte da área aterrada. Se a proposta do Dnit fosse a escolhida, o governo do Estado teria que retirar dos cofres públicos a verba para a execução da ponte.

A quarta ligação é uma das principais metas da administração de Raimundo Colombo e um projeto que se discute desde a conclusão da Pedro Ivo Campos.

– Vai ser a obra do mandato. Há a possibilidade de começarmos a desenvolver o projeto executivo este ano – idealiza Cobalchini.

(Por Roberta Kremer, DC, 08/06/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *