UFSC é candidata a sediar treinos da Olimpíadas de 2016
02/06/2011
Projeto de revitalização da passarela da ponte Pedro Ivo, em Florianópolis, sai em 120 dias
03/06/2011

Metade dos abrigos de ônibus de Florianópolis está com defeito

Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais prevê abertura de licitação para conserto das estruturas
Pelo menos metade dos 1.076 abrigos de ônibus do transporte coletivo da Capital está com algum tipo de defeito. A Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital promete começar neste mês uma força-tarefa para fazer a manutenção das estruturas na cidade.
De acordo com o secretário da pasta e vice-prefeito, João Batista Nunes, o contrato com as duas empresas privadas que hoje são responsáveis pela manutenção dos pontos expirou e por isso uma licitação será aberta para dar continuidade ao trabalho. “Diferente do que acontece hoje, quando a prefeitura é responsável por 250 abrigos e as empresas pelos 826 restantes, a partir de agora apenas uma empresa cuidará da manutenção de todas as estruturas”, diz.
O secretário reconhece que hoje quase metade dos abrigos de ônibus precisa de algum tipo de reparo e por isso a ideia é publicar a licitação em junho para iniciar os consertos ainda no primeiro semestre do ano.
De acordo com a secretaria, os abrigos que mais apresentam problemas são aqueles localizados em áreas de pouco movimento e nas comunidades do maciço do Morro da Cruz. Nestas regiões, não há interesse por publicidade nos abrigos, o que gera menos recurso e torna a manutenção precária.
A situação é muito comum no Morro da Queimada, onde moradores como Noemi Lopes e Ana Cristina precisam esperar o ônibus em abrigos quebrados, sem cobertura e com péssia estrutura. Segundo elas, o abrigo do ponto final da rua professor Anibal Nunes Pires, na comunidade, nunca recebeu manutenção.
A população pode ligar para o número (48) 3251-6991 e informar o endereço do abrigo que precisa de manutenção. Os moradores também podem fazer a solicitação pelo site www.pmf.sc.gov.br, na sessão da ouvidoria da Secretaria de Transportes.
Sem cobertura e sem informação
Além da precariedade de alguns pontos, falta informação sobre linhas e horários dos ônibus nos abrigos. No bairro Coqueiros, uma das exceções na cidade, alguns pontos têm cartazes que informam aos usuários os horários e as linhas que passam pelo local.
De acordo com o secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, a nova licitação do transporte coletivo, com previsão para ser lançada no começo de 2012, prevê a instalação do serviço em todos os pontos de ônibus de Florianópolis.
(Por Aline Rebequi, ND, 03/06/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *