A avenida vai ganhar uma nova formatação que pretende atrair ainda mais praticantes de esportes
Até o verão de 2012, os josefenses terão em mãos uma nova beira-mar. Banheiros, quiosques, novo sistema de iluminação além de passarelas e decks que darão acesso a mais charmosa das avenidas de São José. Todo esse quebra-cabeça que é o projeto de revitalização a Beira-mar, está sob a responsabilidade de especialistas da Secretaria Municipal de Projetos Especiais e deve ficar pronto em até 60 dias.
O secretário da pasta, Aurélio Remor, esclarece que a intenção da prefeitura é iniciar as obras em agosto deste ano, para que elas possam ficar prontas em meados de dezembro e janeiro. “Queremos que no verão as pessoas voltem a praticar esportes e utilizar a beira-mar da melhor forma possível”, vislumbra.
Inaugurada em 2001 e prestes a completar seu décimo aniversário, a Beira-mar sofre constantemente ações de vandalismo. “Ela não corresponde mais às expectativas da população”, sintetiza Remor. Assim que terminar o processo de revitalização, a prefeitura pretende realizar parcerias com entidades para oferecer atividades náuticas como remo e vela. “Queremos incentivar que as crianças venham durante a semana com suas escolas e, no final de semana, tragam seus pais para utilizar o espaço”, antecipa Remor.
Apesar do projeto, a população não precisa esperar até o verão para ver novidades nos 360 mil m² que compõe a Beira-mar de São José. Na próxima semana a prefeitura dará início à construção de duas novas canchas de bocha, ambas cobertas. “Muitos idosos utilizam as canchas, por isso, queremos dar mais conforto para que eles possam jogar bocha mesmo em dias mais frios ou de chuva”, explica o secretário de infraestrutura de São José, Tulio Maciel.
A manutenção
Todos os dias, uma equipe formada por 10 funcionários da secretaria de infraestrutura de São José realiza a manutenção dos equipamentos da Beira-mar. “Criamos um mutirão que uma vez por mês faz a limpeza da praia”, destaca o secretário de infraestrutura de São José, Tulio Maciel.
Porém, mesmo com a constante limpeza na avenida, muitos equipamentos e a própria estrutura colocam em risco a segurança dos freqüentadores da avenida. Há mais de 20 dias, 10 metros do alambrado que fazia proteção à minipista de trânsito estavam no chão depois de ter sido quebrada por vândalos. “Fica perigoso pra alguém que anda de skate aqui se machucar com esses arames soltos”, reclama o estudante Ian Vieira, 19, que todos os dias frequenta a pista de skate da avenida.
“Não fui informado sobre esse acontecimento, mas na próxima semana vamos consertar”, garante Maciel. A minipista está instalada na Beira-mar para ensinar estudantes das redes de ensino de São José noções básicas de comportamento nas ruas, estava no chão provavelmente por ação de vândalos.
Itens que compõe a Beira-mar
4 estações de alongamento
1 academia para a 3ª idade
1 Centro de Atenção à Terceira Idade
6 quadras poliesportivas
1 pista para corrida de carrinhos de controle remoto
1 pista para corrida rústica (atletismo)
1 pista de skate
1 minipista para educação de trânsito
2 parques infantis
1 centro multiuso
2 canchas de bocha
1 pista de caminhada
1 ciclovia
O que será projetado para a Beira-mar
– banheiros públicos
– quiosques
– canchas de bocha cobertas
– decks e passarelas de acesso
– iluminação nos equipamentos, além das pistas de corrida e ciclovia
(Por Saraga Schiestl, ND, 23/06/2011)
Mais árvores, mais bancos, mais segurança
Frequentadores da Avenida Beira-mar de São José acham um luxo ter uma área de lazer com vista para o mar, mas percebem que o espaço precisa de muitas melhorias. O secretário de Projetos Especiais do município e um dos responsáveis pela construção da obra, engenheiro Aurélio Remor, garante que a área, que começa em Campinas e termina na Praia Comprida, será revitalizada até o verão.
Ele informa que a prefeitura lançou, no início de junho, edital para licitação do projeto de reurbanização dos 370 mil m2 da Beira-mar, região nobre da cidade, cujo metro quadrado custa acima de R$ 4 mil. De acordo com Remor, o resultado do edital sai até início de julho. Em 90 dias, a partir desta data, a empresa vencedora apresentará a nova proposta à prefeitura.
O secretário afirma que o projeto será elaborado para as pessoas aproveitarem o mar e usufruírem do espaço público com conforto, segurança e prazer:
– Pedimos um projeto simples para poder executar antes do verão.
Além de banheiro público, bebedouro, mais brinquedos e lixeiras, uma das principais sugestões da população é fazer mais áreas verdes. Remor garante que a “nova” Beira-mar terá corredores verdes, matas, canteiros de flores e muitas árvores nativas. Os 2,8 mil metros de extensão estarão iluminados antes do verão para garantir segurança, item que está em falta no espaço, de acordo com frequentadores e a própria prefeitura. O secretário Remor adianta que câmeras de segurança serão instaladas em pontos estratégicos.
A Polícia Militar informa que faz rondas com viaturas e motos na Beira-mar e que não há previsão de policiamento ostensivo no local.
– Não temos gente para isso – diz o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de São José, tenente-coronel Paulo Romualdo Weiss.
Ele informa que a base da PM na Beira-mar, chamada de Pelotão de Trânsito, funciona em horário de expediente para atender as ocorrências de trânsito.
(Por Gabriela Rovai, DC, 23/06/2011)