Pedra Branca, em Palhoça, cresce apostando na sustentabilidade
20/06/2011
Até o verão, obras prontas. Ou quase nas SCs-401 e 405
20/06/2011

Áreas de risco são mapeadas

Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Naturais, da UFSC, realiza estudo a pedido no Ministério da Integração
As áreas mais suscetíveis aos desastres naturais no Brasil já estão mapeadas. O levantamento foi feito pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Naturais (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina, por uma solicitação do Ministério da Integração Nacional.
Para a produção de um mapeamento nacional, pesquisadores percorreram as capitais brasileiras, desde outubro do ano passado, elencando dados sobre estiagem, inundações e até movimentos de terra ocorridos no país.
O levantamento foi feito com registros e documentos de prefeituras, instituições acadêmicas e das secretarias de Defesa Civil dos Estados.
No Ceped, especialistas faziam o tratamento das informações dos novos desastres e dos dados pluviométricos, históricos e socioeconômicos.
Os índices de vulnerabilidade em cada área analisada foram determinados pelo tipo de ambiente, como regiões de encosta, por exemplo, que têm maior risco de sofrer com deslizamento. Também fizeram parte dos índices a conscientização – ou falta dela – em relação ao risco a que as pessoas se submetem ao ocupar uma área e a capacidade econômica das pessoas se protegerem.
Cerca de 50 pessoas participaram no Planejamento Nacional de Gestão de Risco, que computou informações sobre desastres dos últimos 10 anos. As informações devem ser encaminhadas para a Secretaria Nacional de Defesa Civil no dia 30 de junho.
O objetivo é diminuir os danos dos fenômenos naturais no meio em que se vive, no patrimônio das pessoas e, principalmente, preservar vidas.
– O atlas das regiões de risco é importante para se divulgar, de maneira ampla, uma visão espacial, com a caracterização dos fenômenos e a incidência deles – explica o diretor-geral do Ceped da UFSC, Antônio Edésio Jungles.
Ele lembra que, além do atlas, os trabalhos dos estados têm que ser voltados para a prevenção e para a rápida resposta em caso de emergência já que, depois que os desastres acontecem, as tentativas de recuperação dos locais são bem mais caras e as perdas de vida, irreparáveis.
O professor cita como exemplo de atuação positiva do poder público o trabalho de preparação e retirada das famílias de regiões de Timbó, durante a inundação que atingiu a cidade em 2008.
Ferramenta na prevenção de fenômenos naturais
O secretário adjunto da Secretaria Estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, concorda que o atlas é apenas uma ferramenta para a prevenção dos impactos dos fenômenos naturais:
– Só o atlas por si só não reduz desastres. Ele tem que vir acompanhado de políticas públicas e investimento nas regiões específicas, conforme as situações de risco.
Em uma próxima etapa, a catalogação realizada pelo Ceped da UFSC deve servir de ponto de partida para o trabalho de prefeituras, órgãos da Defesa Civil e de organizações não governamentais na capacitação de profissionais para desenvolverem projetos de conscientização junto às comunidades.
A intenção é controlar a ocupação de áreas de risco como medida preventiva. Por enquanto, apenas SC tem um Atlas de desastres naturais, concluído pelo Ceped da UFSC em 2007. Ainda não há previsão de quando o levantamento nacional será divulgado, em detalhes, pelo Ministério da Integração Nacional.
(Por Gabrielle Bittelbrun, DC, 19/06/2011)
O estrago pode ser ainda maior
O professor do Ceped da UFSC, Edésio Jungles, explica que um atlas de desastres por região do país é necessário porque as proporções e os impactos dos fenômenos naturais aumentaram. De acordo com Jungles, inundações, estiagens, furacões e terremotos têm sido mais frequentes desde o início deste século, principalmente.
– Não se sabe ao certo se chegamos a essa situação extrema por ser um ciclo da natureza, e estaríamos em uma nova fase, ou se estamos nesse ponto só pela influência do homem, pela maior liberação de gases poluentes das indústrias, por exemplo – afirma.
Para o professor, a tendência é de que estes fenômenos aumentem ainda mais e que se ampliem também os seus impactos pela maior ocupação humana.
Em áreas que não são habitadas, como pontos da floresta amazônica, episódios de inundação nem são sentidos e causam apenas prejuízos e acomodações naturais, como a derrubada de árvores.
Já em regiões em que a mancha urbana é maior ao longo de rios e encostas, os deslizamentos são muito mais sentidos, além de serem justamente mais frequentes por essa ocupação irregular, que atrapalha a absorção e escoamento de água.
(DC, 19/06/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *