Mobilidade urbana: confira os principais projetos que entram e saem de discussão em Florianópolis
23/05/2011
Projeto Parque Ecológico do Córrego Grande recebe visitantes diariamente
24/05/2011

Da coluna de Carlos Damião (ND, 24/05/2011)
Um prazo razoável para que revitalização seja concluída é o mês de agosto deste ano, admite vice-prefeito João Batista Nunes
O vice-prefeito João Batista Nunes admitiu nesta segunda-feira (23) que o mês de agosto deste ano é um prazo razoável para revitalização e reativação total do Terminal Cidade de Florianópolis, praticamente abandonado pelo poder público nos últimos quatro anos, tomado por moradores de rua, consumidores de drogas e cães vadios. João Batista explicou que o projeto de revitalização depende da articulação de vários órgãos governamentais, em especial porque a área do terminal e tombada como patrimônio histórico – as obras a serem realizadas dependem, portanto, de licenças específicas. Mas o vice acredita que em quatro meses essas dificuldades estarão superadas. Esse é o segundo prazo admitido pela prefeitura. Em 2010, o compromisso oficial das autoridades previa a reabertura completa do terminal até março passado. Comerciantes e moradores estão ansiosos pela reativação, porque o movimento de passageiros devolverá vida e segurança à região.
Antro
Está certo que para revitalizar o Terminal Cidade de Florianópolis é necessário aguardar procedimentos burocráticos. Mas a prefeitura não poderia promover ao menos uma faxina naquele antro? Quem circula por ali tropeça até em fezes – humanas e de animais.
Revitalizar já
Outro dia mencionamos aqui o estado de abandono da praça Santos Dumont, na Trindade. Leitor passou por lá para conferir, registrou imagens e as enviou para a coluna. De fato, um espaço público tão importante, localizado na entrada do campus da UFSC, não poderia estar nessas condições lamentáveis. Precisa ser revitalizada com urgência.
Integração…
“Sobre a observação do jornalista Marco Aurélio Gomes, quanto à mobilidade integrada em Barcelona (Espanha), cabe esclarecer que nos terminais de Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras e Lagoa da Conceição foram construídos bicicletários e estacionamentos para automóveis com o objetivo de fazer a integração com os ônibus”.
… planejada
“Além disso, foi construído o prédio para o Pró-Cidadão que evitaria deslocamentos para o Centro. Portanto, se ainda estamos no século 19, é porque a prefeitura não ativou a integração”. Do leitor Leonardo Rodolfo Schmidt.
Biblioteca
Está cada vez mais difícil a situação da Biblioteca Pública estadual, sucateada pelo governo passado. Esse desprezo à cultura não pode continuar. Já não basta o CIC, cujas obras a administração anterior abandonou, afrontando a inteligência dos catarinenses? A biblioteca está comemorando nesta semana 157 anos de fundação.
Mobilidade
Foi muito produtiva a reunião do secretário estadual da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, com prefeitos da região metropolitana. Daqui para frente, todas as discussões sobre mobilidade urbana na Grande Florianópolis, inclusive a quarta ligação ilha-continente, deverão mobilizar o governo do Estado e os prefeitos. Portanto, nada de decisões isoladas: o problema é de todos.
Justiça
Segurança
Foi aprovada ontem à noite na Câmara da Capital a proposta do vereador Aurélio Valente (PP), para realização de uma sessão especial, no próximo dia 13 de junho, para tratar da escalada da criminalidade em Florianópolis. Serão convidados o comandante da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, e o comandante da Guarda Municipal, Ivan Couto, além de outras autoridades ligadas à segurança pública.
Ataques
Mulheres, especialmente idosas, estão sendo agredidas e roubadas fins de semana por moradores de rua que transitam pela na região da praça 15. Elas, que circulam na área por causa das missas na Catedral, são socorridas pelos jogadores de dominó! A que ponto chegamos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *