Palestra sobre voluntariado nesta quinta no Cati
13/05/2011
Sai hoje ordem para segunda etapa de duplicação da SC-401
13/05/2011

Hotel cinco estrelas e uma extensa área verde estão projetadas para o local

Um empreendimento de luxo com uma extensa área verde de lazer para uso público, está sendo projetado para ser construído na Ponta do Coral. O local fica às margens da avenida Beira-mar Norte, uma das áreas mais nobres da cidade. A Prefeitura da Capital já deu o sinal positivo para a construção, que está em fase de licenciamento.

De acordo com as prévias apresentadas pela construtora Hantei, responsável pela execução da obra, a área de 14.700 metros quadrados será aterrada e ampliada para 30 mil metros quadrados. No local será construído um hotel cinco estrelas e 65% do espaço será destinado para a construção de um completo parque público. A expectativa da empresa é concluir a entrega de toda a documentação para os órgãos ambientais até julho, com isso, a expectativa é que a obra seja aprovada até o fim deste ano. Conforme o projeto, a execução deve estar concluída em três ou quatro anos.

“A prefeitura forneceu a viabilidade positiva para a construção. Agora eles estão elaborando o processo de licenciamento ambiental. Se aprovado, a prefeitura avalia o projeto arquitetônico e só depois libera o alvará para a construção”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Rauen. Ainda segundo Rauen, a liberação para a obra foi baseada em lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores da Capital.

Segundo o diretor executivo da Hantei, Aliator Silveira, a posição privilegiada da Ponta do Coral favoreceu a escolha pela local. “É bem posicionado, sem prédios próximos e que está sendo subutilizado”, avalia Silveira. Para o local, o projeto prevê além do parque, rancho e pier para pescadores, além de museu do mar, estacionamento, anfiteatro ao ar livre, praças, marina e espaços para restaurante e café. “O parque será público, toda a sociedade vai aproveitar. Hoje temos um local abandonado com ratos e mato”, observa Silveira.

Atualmente a empresa entrega a complementação das documentações exigidas pela Fatma ( Fundação do Meio Ambiente) e estima que após a temporada deste ano, as obras devem começar.

(Por Mônica Amanda Foltran, ND, 13/05/2011)

Complexo de luxo em área nobre

Projeto prevê construção de hotel cinco estrelas, lojas, restaurantes, marina para 300 barcos e parque público em Florianópolis

O projeto que prevê hotel de luxo, marina e parque público com investimentos da ordem de R$ 275 milhões, sem contar o terreno, é mais do que suficiente para chamar a atenção. Acrescente à lista a localização: a Ponta do Coral, área nobre no Centro de Florianópolis, em frente à Avenida Beira-Mar Norte, próximo à residência oficial do governador.

O Parque Marinas Ponta do Coral, novo empreendimento da Hantei, construtora da Capital, ainda está no papel. O DC conheceu ontem, com exclusividade, o projeto que vem sendo trabalhado há três anos e aguarda as licenças ambientais.

Hoje, a Ponta do Coral abriga apenas ranchos de pescadores. A maior parte da área está abandonada e já foi cobiçada, sem sucesso, por outros projetos. Para garantir o endereço nobre, a construtora firmou parceria com a criciumense Nova Próspera Mineração, dona do terreno.

Em troca da área, a empresa passará a ser sócia do projeto (o percentual de participação não foi divulgado). O terreno atual tem 14,7 mil metros quadrados. Com o aterramento previsto, passará para 30 mil metros quadrados. Deste espaço, 65% serão destinados para área pública, com praças, anfiteatro ao ar livre e playground. Está previsto ainda um museu em uma embarcação ancorada.

Meta inicial é oferecer 300 novos leitos

A estrutura privada prevê hotel de alto padrão, restaurantes e comércios. O número de leitos ainda depende de estudos a serem aprovados pela prefeitura e pela Santur. A previsão é que o hotel com 60 metros de altura (o Majestic, também no centro, tem 84 metros) tenha 300 leitos para locação e cem unidades para venda.

Outro destaque será a marina com 300 vagas para barcos. O diretor da Hantei, Aliator Silveira, diz que a empresa acertou com os pescadores que hoje ocupam o espaço a transferência dos ranchos para uma nova área, ainda no complexo da Ponta do Coral.

Mesmo se conquistar as licenças ambientais necessárias, Silveira reconhece que a localização do projeto gerará polêmica. Mas vê isso como uma questão que afeta toda a cidade.

– Nenhuma obra nossa, por menor que seja, deixou de ser contestada. Mas sempre realizamos todos os passos necessários – afirma o diretor.

(Alexandre Lenzi, DC, 13/05/2011)

Previsão de obras em 2012

O passo decisivo para o projeto Parque Marinas Ponta do Coral começar a sair do papel é a liberação do EIA-Rima – que abrange o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental. A expectativa da Hantei é iniciar as obras no primeiro semestre do próximo ano.

O projeto inicial foi apresentado para a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), responsável pelas licenças, em dezembro de 2010 e devolvido para a empresa em fevereiro, com pedidos de novas informações.

O presidente da Fatma, Murilo Flores, ressalta que o projeto ainda é preliminar. Ele destaca que, além de todo o processo tradicional, a localização na Ponta do Coral envolve duas questões específicas: uma social, que é o novo destino para os pescadores que hoje usam a área, e uma ambiental, que é o impacto que o aterramento teria na corrente marítima.

O diretor da Hantei, Aliator Silveira, prevê a entrega de todo o trabalho para a Fatma até agosto. Depois disso, deve ser agendada uma audiência pública e a Fatma deve dar uma resposta final dentro de 90 dias. Em caso de aprovação, as obras começariam após o próximo verão, entre março e abril de 2012. O projeto completo precisa de três ou quatro anos para ser concluído – o que levaria a inauguração para entre 2015 e 2016.

(DC, 13/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *