Programa Bem Receber Copa – Meios de Hospedagem na cidade de Florianópolis
24/05/2011
Ong Metarreciclagem passa a receber e coletar lixo eletrônico no Norte da Ilha
25/05/2011

Lavar recicláveis antes de jogar no lixo não é desperdício

A maior parte das embalagens que usamos em casa, como uma garrafa de suco ou uma lata de creme de leite, acumula restos orgânicos. Essas sobras precisam ser retiradas antes do descarte. É importante que as embalagens estejam, inclusive, para evitar mau cheiro e proliferação de insetos. Mas aí você pode questionar que, para lavar essas embalagens, há gasto de água – e, portanto, desperdício. Alguns argumentos mostram que não é bem assim.

A vazão de uma torneira é de aproximadamente 9 litros por minuto. Isso quer dizer que, se você ficar 2 minutos com a torneira aberta lavando os recicláveis, poderá gastar cerca de 20 litros. É bastante? Sim. Se você bebe 2 litros de água por dia, por exemplo, essa é a quantidade consumida ao longo de quase dez dias. Porém, a lógica se inverte se você decidir que economiza água se tascá-la no lixo comum. Por quê?

Primeiro: ela vai ocupar um espaço que já está no limite. No Brasil, espaços destinados a aterros pedem socorro. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do IBGE, 50,8% dos municípios brasileiros destinam seus resíduos de forma incorreta em lixões – que devem deixar de existir no Brasil até 2015, de acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). A mudança desse quadro de esgotamento dos locais que recebem o lixo é estrutural e urgente, mas parte da solução também está na forma como consumimos. Quanto menos lixos nesses lugares, melhor.

Segundo: A água é um recurso natural consumido em todas as etapas da cadeia de produção de embalagens, que incluí extração de matéria-prima, desenvolvimento do produto fabricação, transporte, distribuição, compra e uso pelo consumidor final. Por isso, a quantidade de água gasta para lavar a embalagem e descartá-la corretamente é bem menor do que a utilizada no seu processo de fabricação.

Terceiro: para cada embalagem que não é reciclada nem reutilizada, outra nova entra no mercado. Lançar no lixo comum objetos que podem ser reciclados é colocá-los na natureza sem direito a uma segunda chance de uso. Pior ainda quando sabemos que artigos como latas de alumínio demoram até 500 anos para se decompor e sacos e copos plásticos até 450 anos. Tempo demais.

E você? Como faz com o seu lixo reciclável?

(Por Lydia Cintra, Superinteressante, 11/03/2011)

A GEMEA – Gerência Nacional de Meio Ambiente

A limpeza das embalagens destinadas para reciclagem não é bem uma “lavagem”, mas um “passar uma água” para retirar o excesso de alimento que realmente se transforma em vetor de doenças. Tanto para quem vai manusear o material (o/a catador/a), quanto para jogar fora mesmo (no aterro). Passar uma água, portanto, é somente uma questão de higiene e saúde pública.

Nenhuma empresa de reciclagem vai encaminhar o material que recebe sem passar por um processo de lavagem na própria empresa. Quando o material chega e está sujo a empresa tem que incorporar no processo de reciclagem elementos químicos que servem de catalisadores para a limpeza dos resíduos orgânicos que ainda persistem em “grudar” no material reciclável, seja ele vidro, metal ou plástico.

Assim vejamos:

• Resíduos Lavados:

Higiene e saúde;
Pequeno gasto com água;
Diminui a quantidade de produtos químicos para limpeza do material a ser reciclado nas indústrias;
No caso de destinação aos aterros não se transformam em vetores de doenças;
Não gera mau cheiro quando dentro das residências, contêineres e caminhões de coleta.

• Resíduos Sujos:

Transformam-se em vetores de doenças pela putrefação dos resíduos orgânicos em seu interior;
Falta de higiene;
Economiza água;
Geram muito mau cheiro dentro de residências, contêineres e caminhões de coleta.

Assim, apesar de haver um pequeno gasto de água, o processo beneficia toda a cadeia.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

7 Comentários

  1. Denise disse:

    Que tal se a prefeitura desse uma forcinha dando um desconto na conta de água? Poderia ser um incentivo a mais para que as pessoas reciclem.

  2. João disse:

    Gente, quem escreveu esse artigo não entende nada do objetivo da reciclagem e de como ela se processa. Dizer que ela ocupa espaços que estão no limite. Ela não estava falando de lixo reciclável, então não tem nada a ver com os lixões. Segundo, comparar com a água bebida, que matemática mais desproporcional. Nada a ver. Além disso, Quanto a lavar para retirar a contaminação orgânica, não se faz necessário devido aos custos. Toda linha de reciclagem lava os orgânicos dos plásticos, utilizando bem menos água por tonelada lavada do que seria possível com uma lavagem individual, além do mais as linhas mais modernas reutilizam a água e a tratam antes de descartá-la quando satura de orgânicos.

  3. ilhada disse:

    Lavar sempre, mas o mais importante seria tentar NAO utilizar reciclaveis inutilmente, como, por exemplo, aquela garrafinha de agua no almoço, latinhas e embalagens plasticas pequenas.Reciclar tem um custo alto, portanto é melhor que pensemos preventivamente, mas isso nem sempre é possível.Optar pelo vidro, por exemplo, é uma opçao bem menos poluente.Embalagens de leite sem a tampinha plástica, refis de produtos de higiene e limpeza, e .é claro, falta a indústria nacional se adaptar e utilizar as embalagens tetrapack pequenas para os refis de produtos de limpeza, como amaciantes e outros, como na europa.

  4. DANIEL MENDES PEIXOTO disse:

    Penso que devemos lavar e separar “latas, plásticos, vidros”, etc, antes de descartá-los, pois, com certeza evitaremos a presença de roedores e insetos em nossas casas.Isso, levando-se em conta que nem sempre o que descartamos é levado para ser reciclado.

    Em minha casa, tudo que consumimos é lavado, e, de tempos em tempos entregamos à associação de catadores de materiais recicláveis.

    Tal prática ajuda a manter um número significativo de famílias.

    Daniel

  5. violeta Isoldi disse:

    Reutilizar a água do enxague da louça e roupa já ajuda nesta economia é só adaptar-se!

  6. Felipe disse:

    Mas o fato de você não lavar as embalagens não quer dizer que elas não podem ser recicladas posteriormente. Mesmo não lavando as embalagens, elas podem sem enviadas para a reciclagem, sim!

  7. Marina Costa Miranda Andrade disse:

    Devemos lavar sim, e para economizar água podemos reutilizar a água da roupa lavada ou da louça… assim, damos uma lavada no material a ser reciclado e economizamos água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *