A praça num jogo de empurra
27/05/2011
Estudantes mostram a importância da reciclagem
27/05/2011

Clínica de São José é autuada por mau condicionamento de lixo hospitalar

Vigilância Sanitária multou estabelecimento por deixar sacos de restos de procedimentos na calçada
Bolsas de soro vazias, frascos de produtos de limpeza, gazes e luvas cirúrgicas usadas foram encontradas dentro de um saco de lixo na calçada da Apar Vida Clínica de Rins, no bairro Praia Comprida, em São José, na noite desta quarta-feira (25). Através de uma denúncia, a Vigilância Sanitária foi ao local e autuou a empresa.
Conforme o diretor da Vigilância, Odair Dutra, o lixo é infectante e estava misturado com dejetos comum. “Toda clínica e hospital precisa ter convênio com uma empresa de coleta de lixo para dar o destino correto aos materiais utilizados em procedimentos médicos”, explica. Na tarde desta quinta-feira (26), o órgão retornou à clínica para aplicar a multa e verificar a documentação.
O diretor da Apar Vida, Juarez Nunes, afirma que tomou conhecimento da autuação pela imprensa e que não sabe o conteúdo do lixo que estava no saco. “Possuímos contrato com a empresa Proactiva que faz o recolhimento dos materiais hospitalares e leva para incineração três vezes por semana”, afirma.
Segundo Nunes, ele acredita que dentro do saco de lixo havia somente bolsas de soro e embalagem de material de limpeza para as máquinas de hemodiálise, que não são considerados lixo hospitalar. “Somente o que possui contato com sangue, por exemplo, luvas, seringas e gazes, precisam de um destino diferenciado”, finaliza.
(Por Mariella Caldas, ND, 27/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *