Entre a bagunça e a perfeição
01/04/2011
Cidade ganha nova área de lazer
01/04/2011

O último mês para muitos no Mercado Público

O mês de abril chegou, e com ele, começa a contagem regressiva no Mercado Público de Florianópolis. Até o dia 29, todos os comerciantes terão que deixar os 123 boxes por causa do processo de licitação, cuja entrega das propostas termina na terça-feira.
O assunto no local é velado. Alguns preferem nem comentar. O motivo é aparente: com poucos recursos para participar do processo, proprietários serão obrigados a demitir os funcionários e investir em outra atividade. Só não sabem em qual.
O presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Público, Orestes Melo, diz saber que grandes redes de cervejarias e alimentação do país participam da licitação, o que joga o preço dos boxes para cima.
Para ele, isto praticamente acaba com a chance de os atuais comerciantes entrarem na concorrência. Dorilde, por exemplo, dona de uma loja de calçados, tem uma dívida de R$ 30 mil, da época do incêndio de 2005.
– Aqui não é um rio de dinheiro. Não podemos investir na licitação.
A esperança dos comerciantes para adiar a saída é a Justiça. Eles ingressaram com quatro ações, duas na esfera estadual e duas na federal, para obter uma liminar. Melo argumenta que não se pode fazer licitação em construção sobre área da União e questiona vícios no edital.
– Se o processo ficar como está, menos de 5% dos atuais comerciantes permanecerão, desfigurando a história do local – argumenta.
Se alguém se recusar a sair do Mercado Público, a prefeitura entrará com ação de reintegração de posse.
O que terá
ALA SUL
Peixaria 14
Casa de bacalhau 1
Açougue 3
Armazém 1
Bar/lanchonete/pastelaria 4
Caldo de cana 1
Empório 1
Embalagens 1
Verduras/legumes/orgânicos 7
Restaurante 2
Utensílios de cozinha 1
Petiscos do mar/cachaçaria 1
Artigos de festas 1
Sorveteria 1
Cafeteria 1
ALA NORTE
Calçados 7
Confecções 4
Aviamentos 2
Barbearia 1
Armazém 7
Artesanato 8
Restaurante 3
Lanchonete/bar/pastelaria/sucos naturais 7
Caldo de cana 1
Cafeteria (uma com acesso à internet) 4
Empório 10
Sorvete artesanal 1
Padaria 1
Espaço museológico 1
Floricultura 1
Agropecuária 1
Livraria/sebo/revistaria 1
Lotérica 1
Material de pesca 1
Embalagem 5
Instrumentos musicais artesanais 1
Brinquedos artesanais 1
Produtos regionais alimentícios 6
Material artístico 1
Artigo para festas 1
(DC, 01/04/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. vanderson disse:

    e agora como é que ficam as pessoas com mais de 50 anos de idade que trabalham a tanto tempo como funcionários em estabelecimentos do mercado pulblico e derrepente são surpreendidos com uma noticía dessas estas desempregado.onde conseguirão empregos com suas idades acima da meta preferencial do mercado de trabalho.e aqueles que se meteram em financiamentos de casas próprias,carros,terrenos,etc foram pegos de surpresa serão indenizados por essas pessoas que os querem fora delá.penssarão em suas familias,na educação de seus filhos,na sua alimentação de cada dia,a grande maioria das pessoas que lá estão são como eu com pouco estudo,ou sem estudo apenas com uma enorme força de vontade para vencer na vida não para enrriquecer mais sim para manter suas familias bem alimentadas,aquecidas,e fora da marginalidade que hoje o mundo oferecem.osu apenas um funcionário como tantos outros que não consigo descançar algumas noites,estou muito tempo fora do mercado de trabalho sou balconista de uma peixaria acham que terei chance de concorrer com pessoas hoje por um emprego melhor.que DEUS nos abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *