C-Pack recolhe quase 1,5 toneladas de lixo durante gincana ecológica
14/04/2011
MPF quer que Justiça reavalie decisão sobre a SOS Cardio, em Florianópolis
14/04/2011

Cidades com o meio ambiente seguro

Artigo escrito por Alcides Abreu – orientador de mestrado/2004 (PMF, 14/04/2011)

Um mundo mais seguro só é possível se aos países pobres se der à oportunidade real de se desenvolverem.

Pobreza extrema e doenças não apenas ameaçam diretamente milhares de pessoas, mas, propiciam terreno fértil para outras ameaças – o conflito civil.

Vejam! O sistema econômico é aquele em que ocorrem as atividades de produção e troca de bens e serviços que respondem pela satisfação das necessidades humanas.

Assim, tomando-se por base o Estado no processo econômico, 03 são as hipóteses fundamentais da vida econômica:

1) Coletivismo (que pode assumir a forma de Comunismo, Socialismo e Fascismo);

2) Capitalismo (com vários graus de intervenção estatal); e

3) Anarquismo (ausência total do Estado).

Construído o cenário, estamos certos de que as ameaças à segurança são interconectadas – terrorismo, guerra civil, pobreza extrema, invasões e doenças são problemas que não podem ser vistos isoladamente.

Particularizando, cabe a questão:

Florianópolis reconhece que o mundo global tem âncora no meio ambiente local e que nesse nível a democracia participativa pode ser mais forte, a mobilização política acontece, a autonomia melhor pode ser concretizada e que a solidariedade é parte da vida cotidiana?

Ora, se descentralizar significa ampliar o poder das comunidades locais na economia e na política, a integração municipalizada das soberanias (e o que resta delas) é a melhor estratégia para a construção de um mundo mais seguro.

Nas cidades, sem antolho, aposta-se nessas verdades – os iniciados e experimentados.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *