Estado tenta segurar recursos para duplicação da rodovia Diomício Freitas, no Sul da Ilha
24/03/2011
Beira-Mar Norte mais bonita
24/03/2011

Revitalização da Beira-mar Norte é inaugurada no aniversário de Florianópolis

A utilização do material feito de borracha em mais de 150 mil metros quadrados de asfalto foi a grande novidade da obra

A revitalização da avenida Beira-mar Norte foi oficialmente inaugurada na tarde de nesta terça-feira (23), dia do aniversário da Capital. Com direito a apresentações culturais e fogos de artifício, o prefeito municipal Dário Elias Berger e membros da Secretaria Municipal de Obras e do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) entregaram à população a obra concluída, depois de mais de um ano de execução, com investimentos que ultrapassam os R$17 milhões.

Entre os serviços realizados estão: recuperação da ciclovia, duplicação da calçada, heliponto, trapiche, recuperação do asfalto, paisagismo e colocação de pergolados de madeira. “Para que tudo isso fosse feito dentro do prazo tivemos que realizar pela primeira vez o trabalho noturno”, complementa Luiz Américo Medeiros, secretário municipal de obras.

A utilização do material feito de borracha em mais de 150 mil metros quadrados de asfalto foi a grande novidade da obra. Por ser mais resistente, espera-se que o novo pavimento dure por mais de 10 anos. Além disso, os 3.500 metros de calçada foram feitos com cascas de ostras. Na parte de arborização da Beira-mar, 300 novas árvores nativas foram plantadas em toda a extensão.

Durante o evento, Berger também assinou a criação da Pró-Bici (Comissão Municipal de Mobilidade Urbana por Bicicleta). Segundo Átila Rocha dos Santos, presidente do IPUF e coordenador da comissão, será possível, agora, discutir as necessidades dos usuários de bicicleta da Capital. “Também pretendemos integrar a bicicleta a outros sistemas de transporte”, afirma.

Antes da inauguração da revitalização da Beira-mar, a prefeitura municipal, com o apoio da Viaciclo, promoveu, dentro da programação de aniversário da cidade, um passeio ciclístico pelo Centro de Florianópolis. Pessoas de várias idades participaram da ação que durou em torno de uma hora. Os ciclistas passaram pelas ruas que tem ciclovia, como a avenida Hercílio Luz e Bocaiúva.

Na manhã de ontem, também aconteceu, em homenagem aos 285 anos da Capital, a inauguração da ampliação da Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho e o lançamento da feira de artesanato no parque de Coqueiros.

Programação

24 de março

10h: inauguração da Creche Lausimar Maria Laus, na servidão Luiz Duarte Meneses, s/nº – Rio Vermelho, Norte da Ilha

19h: exposição Ilha Faceira – Obras do Artista Jair Martins, na galeria municipal de arte Pedro Paulo Vecchietti, na praça 15 de Novembro, Centro

(ND, 24/03/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *