Beira-Mar Norte mais bonita
24/03/2011
Beira-Mar, nota 9
24/03/2011

Música clássica para os 285 anos de Florianópolis

Cerca de 12 mil pessoas assistiram, ontem à noite, ao concerto com o maestro João Carlos Martins

João Carlos Martins foi ovacionado na noite de ontem na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Foi pianista e maestro. Regeu a Orquestra Sinfônica Bachiana, de Curitiba. Fez dois solos ao piano. Fez três minutos de Astor Piazolla tocando o teclado com dois dedos. Executou o tema do Cinema Paradiso, de Ennio Morricone. Tocou a 5ª Sinfonia de Beethoven acompanhado dos ritmistas da Escola de Samba Vai-Vai, de São Paulo. Entre eles, “Bocão”, na cuica. João deu um show. Sacudiu a principal avenida da Capital e foi aplaudido de pé.

O maestro fez um espetáculo para uma multidão. Cerca de 12 mil pessoas ocuparam a área do trapiche da Beira-Mar Norte para ver Martins. A emoção de quem decidiu ir ao concerto era visível. Muitas das pessoas nunca tinham assistido a uma apresentação de música clássica.

É o caso do auxiliar judiciário Alexandre Martins. Apesar do sobrenome, nenhum parentesco com o maestro. Ele foi acompanhado da mulher, Laura, e do filho Danilo, de 10 anos. Chegou às 18h30min para garantir um bom lugar. Esperou duas horas até que o maestro pisasse no palco.

Não reclamou. Antes, assistiu ao Coral Encantos, de Florianópolis, e ao vídeo Quis o Destino, sobre a vida do músico. Diz que o conhece desde a novela Viver a Vida, exibida em 2010, pela Rede Globo. Ao final de cada capítulo, havia o depoimento de uma história pessoal da superação. O maestro falou no último capítulo e Antônio foi cativado pela narrativa.

Músico elogia qualidade de vida que a cidade tem

Além dos espectadores que estavam na plateia, havia moradores que acompanhavam da janela dos apartamentos. E ouviram um maestro muito afetuoso com a cidade. Disse que era uma honra se apresentar em Florianópolis, uma Capital com um dos melhores níveis de qualidade de vida do país. No decorrer do show, Bocão retornou ao palco para cantar o samba A Música Venceu, da Escola Vai-Vai, que homenageou o maestro e foi campeão do Carnaval paulista deste ano.

Com duras horas de duração, quem foi mais precavido levou cadeiras de praia. Ao final, ainda no palco, Martins recebeu os cumprimentos do tenista Gustavo Kuerten pelo concerto. O evento foi uma promoção do Angeloni, com o apoio do Diário Catarinense e da Nestlé pelos 285 de Florianópolis, que são comemorados hoje. O desfecho da passagem pelo maestro por Florianópolis foi um espetáculo de fogos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *