Abertas as inscrições para seleção de Projetos que poderão ser financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
10/02/2011
Depósito de carros no Aterro da Baía Sul incomoda usuários
10/02/2011

Estratégias de combate à farra do boi em Santa Catarina

Com o objetivo de coibir a farra do boi que acontece todos os anos e gera confrontos entre farristas e polícia, foi realizada nessa quarta-feira (9), na sede do Comando Geral da Polícia Militar, uma reunião para definir ações preventivas e repressivas. De acordo com o chefe de operações do Comando Geral, o tenente-coronel Giovani Pacheco, este ano um trabalho integrado envolvendo vários órgãos farão uma força-tarefa para inibir a prática.

“Vamos investir em ações integradas para otimizar o combate. A partir de agora teremos mais de um órgão envolvido nas operações. Cada grupo terá um prazo para nos entregar as ações implementadas”, destaca coronel Pacheco.

Entre as ações preventivas, serão realizadas palestras nas escolas para alertar adolescentes sobre as conseqüências relacionadas à farra do boi. “É um problema cultural. As pessoas têm a ideia que é uma prática normal. Esta teoria tem que ser quebrada”, avalia Pacheco.

O serviço de inteligência da PM vai também fazer um mapeamento onde os bois são guardados. Os locais terão a intervenção de fiscais da Cidasc (Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e caso seja comprovada a intenção da prática, os animais poderão ser interditados. “Vamos prevenir, para que a farra não aconteça”, concluí o tenente-coronel.

Segundo o comando da PM a prática, com o passar dos anos, vem sendo reduzida. Regiões como Governador Celso Ramos, Florianópolis principalmente ao Norte da Ilha, Itapema, Bombinhas e Porto Belo são os locais com maiores índices de ocorrências de farra do boi.

Ocorrências

2006 – 464 registros

2007 – 365 registros

2008 – 213 registros

2009 – 300 registros

2010 – 298 registros

2009 – 13 pessoas detidas

2010 – 12 pessoas detidas

2009 – 57 bois apreendidos

2010 – 54 bois apreendidos

(Por Mônica Amanda Foltran, ND, 09/02/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *