Desenvolvimento
12/01/2011
Penitenciária: Ideia, agora, é fazer um hospital
12/01/2011

Três casas são derrubadas

O Grupo de Prevenção a Desastres da prefeitura de Florianópolis derrubou, na manhã de ontem, três construções em Áreas de Preservação Permanente (APPs), no morro do Papaquara, em Canasvieiras, Norte da Ilha de Santa Catarina.

Foram destruídas uma casa desabitada, parte da obra de ampliação de uma residência e uma pequena ponte de madeira.

Além da demolição, funcionários da prefeitura orientaram a comunidade a reduzir a quantidade de lixo gerado e demolir as pontes que ligam os dois lados do Papaquara. A equipe contou com representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e Secretaria do Meio Ambiente.

O objetivo é paralisar o crescimento desordenado nas APPs. A segunda ação, ainda sem data definida, será no morro do Mosquito, nos Ingleses.

O casal Manoel Darci da Silva, 45 anos, e Juliana da Silva Machado, dono da casa em obras, indignou-se com a operação. Manoel, que é trabalhador autônomo, mostrou os carnês de IPTU, que paga desde 2007.

O secretário municipal da Receita, Sandro Ricardo Fernandes, diz ser possível que o morador tenha construído no local, mesmo sendo área invadida. Segundo Fernandes, isso não significa que a prefeitura tenha dado aval para a obra, apenas que a construção foi lançada no sistema da prefeitura e o imposto, cobrado.

– Constatada a irregularidade, o morador foi notificado, e a casa, demolida – disse Fernandes.

(DC, 12/01/2011)

Prefeitura faz três demolições no Papaquara
Construções irregulares são demolidas no norte da ilha.

Nesta terça-feira pela manhã um grupo organizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis (composto por órgãos como Guarda Municipal, Polícia Militar, SMDU e FLORAM) esteve na comunidade do Papaquara, localizada em Canasvieiras, para realizar a demolição de três construções e de pequenas pontes sobre o Rio Papaquara. Todas as edificações estavam em APP (Área de Preservação Permanente) e também em área de risco.

A operação foi realizada com sucesso e estava sendo organizada desde a semana passada, quando o Grupo de Prevenção à Desastres resolveu tomar uma medida emergencial para solucionar o problema e evitar a construção de novas edificações em duas comunidades que estão em áreas irregulares – o Morro do Mosquito e a Comunidade do Papaquara, ambas no norte da ilha.

O próximo passo da operação no Papaquara é orientar e organizar a atividade de reciclagem que é feita pela comunidade, já que um dos agravantes da situação irregular dos moradores é a quantidade de resíduos que são gerados, poluindo a área de preservação permanente e aumentando a chance de proliferação de doenças.

(PMF, 11/01/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *