Grupo de Prevenção à Desastres avalia ação no Papaquara
12/01/2011
Projeto do Sistema FIESC estimula o uso da bicicleta
12/01/2011

Os 15 anos da Floram

Artigo escrito por Marco Aurélio Abreu, Diretor de Gestão Ambiental da Floram, Eng. Civil e Mestre em Administração (PMF, 12/01/2011)

Todos os ramos principais que uma árvore virá a ter, ela fá-los despontar do seu tronco, logo nos primeiros anos, de tal maneira que, depois apenas é necessário que eles cresçam e se desenvolvam. Do mesmo modo, todas as coisas, que queremos instruir um homem para utilidade de toda a vida, deverão ser-lhes plantadas logo nesta primeira escola (João Amós Comênio, Educador, 1657).

Devido à importância do período inicial, destaca-se que a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) teve origem na gestão do Prefeito Sérgio José Grando (1993/1996), sendo instituída pela Lei 4.645 de 21 de Junho de 1995. Após esse período, a gestão ficou por conta da Prefeita Ângela Regina Hansen Helou (1997/2004). Atualmente está sob a gestão do Prefeito Dário Elias Berger (2005 a 2012). Em 05 de junho de 2008, pela Lei Complementar nº 320, a FLORAM modifica sua estrutura e cria o Quadro de Vagas Funcional. Em 18/11/2009, pela Lei Complementar nº 360, a FLORAM modifica a sua estrutura, classifica, estabelece o número de vagas com a correspondente remuneração de funções gratificadas e cargos comissionados.

Por ser um órgão da Administração Indireta da Prefeitura, se relaciona diretamente com todas as Secretarias, Fundações Institutos, Procuradoria, Controladoria, Guarda Municipal, COMCAP, AFLOF, e Assessorias, principalmente, como agente do processo de mediação de interesses e conflitos de relacionamento homem-natureza, e a extensão permissível de suas ações e interferências no meio natural.

Em 21/06/2010, num daqueles momentos especiais a FLORAM debutou em pleno inverno ensolarado (fez 15 anos), sob o comando do Superintendente Gerson Antonio Basso, recebendo de presente, um Seminário (o 2º na sua história), que apesar de Interno, fora possível destacar problemas com alternativas, incluir no debate os desafios e celebrar conquistas.

Como se sabe, a atuação da FLORAM dá-se em 100% do território municipal (Ilha e Continente) e com base na Lei de criação, observada a Lei Federal 9.597 de 27/4/1999, faz a execução da Política Ambiental do Município, ajudando a Prefeitura a promover ações voltadas ao bem-estar social, em especial, a qualidade ambiental – preservação dos recursos naturais visando o desenvolvimento sustentável com responsabilidade sócio-ambiental.

Destaca-se que a vida para FLORAM está em primeiro lugar – nosso foco é o AMBIENTE, por isso, a concepção de responsabilidade social é parte integrante do nosso dia-a-dia, haja vista que faz-se valer os princípios éticos da instituição, e dentro das limitações/possibilidades, assegura-se a estabilidade ambiental.

Atualmente, o tamanho da geração FLORAM é de 199 Servidores e segundo o “Betha Sistemas Protocolo” há contabilizado, desde a sua criação (21/6/1995), 15.270 Processos (6.490 Processos Ativos).

Dado o panorama, infere-se que é preciso frear a arrogância perante a Lei. A FLORAM está fazendo o seu papel – preventivo e corretivo.

Sem sombra de dúvidas, a sugestão que fica é a de aumentar a participação da FLORAM no Orçamento da Prefeitura, para que fique cada vez mais FORTE, haja vista as Metas estabelecidas para 2011 e 2012.

A FLORAM é você – uma relação forte e de confiança no município.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *