Prefeitura discute mobilidade urbana
21/01/2011
Contra desastres naturais, mais democracia no espaço urbano
21/01/2011

Mobilidade: é preciso unificar o debate

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 21/01/2011)
Governo, prefeitura e iniciativa privada não podem continuar defendendo propostas isoladas para solucionar problemas
O governo do Estado está decidido, através da Secretaria de Infraestrutura, a intensificar consultas sobre duas questões vitais para Florianópolis – uma nova ligação ilha-continente e a conclusão da reforma da ponte Hercílio Luz. Paralelamente, devem ser discutidas alternativas de transporte para reduzir os problemas de mobilidade na região. Mas o transporte marítimo continua em posição secundária, porque a opinião do prefeito Dário Berger – de que é inviável, por “ligar o nada a lugar nenhum” – infelizmente lançou um jato de água fria sobre a questão. Quanto ao metrô de superfície, prometido para dezembro de 2010 pelos ex-governantes, segue sendo apenas uma boa intenção. Claro que se faz urgente a unificação de todos esses debates. Por que o governo não cria um comitê gestor da mobilidade? Racionaliza e valoriza trabalhos que são conduzidos, atualmente, de forma esparsa ou isolada. É preciso unir esforços do governo do Estado, prefeituras e iniciativa privada. Se não for assim, continuaremos vivendo à base do improviso, do quebra-galho, das soluções pela metade.
Consultoria
Esclarecimento do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura): “Sobre nota com título Temor, publicada no jornal de quarta-feira (19/1), o Deinfra informa que as obras de restauração da Ponte Hercílio Luz seguem padrões internacionais de engenharia, inclusive com consultoria de dois dos principais especialistas na área: Catão Francisco Ribeiro, projetista da ponte estaiada Octávio Frias em São Paulo, e Khaled Mahmud”.
Na grama

Já dissemos aqui que a falta de civilidade no trânsito de Florianópolis está alcançando níveis de desobediência civil. Seria interessante, por exemplo, a Guarda Municipal dar um pulo na região do Terminal Rodoviário Rita Maria: motoristas estão deixando seus carros sobre o gramado para não pagar estacionamento.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *