Avaliação mundial deixa o Brasil no final do ranking
08/12/2010
O turismo na Ilha
08/12/2010

Turismo não combina com exploração

O Ministério do Turismo, em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, lança, no próximo dia 9, uma campanha nacional de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. A mobilização acontece nas doze cidades-sede de jogos na Copa em 2014, e também em João Pessoa. “O Brasil está se preparando para realizar uma grande Copa do Mundo, e vamos receber milhares de turistas estrangeiros, além dos milhões de brasileiros que viajarão dentro do país para acompanhar os jogos e a festa. A campanha, que começa agora, vai ampliar o debate com a sociedade e colocar em pauta a necessidade de uma Copa com sustentabilidade, sem exploração de crianças e adolescentes em qualquer equipamento turístico ou cidade do país. Começando agora a prevenir, além de realizar um grande evento, vamos marcar um gol também fora dos campos, em defesa da vida das nossas crianças e adolescentes”, explica Elisabeth Bahia, coordenadora geral do
Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo.

O lançamento da campanha acontece após um intenso período de preparação nas cidades, com formação de multiplicadores, debate com participantes dosetor público e privado do turismo e oficinas. “Agora, chegou o momento de ampliar a campanha. A exploração sexual de crianças e adolescentes é grave violação dos direitos humanos e não pode ter espaço em qualquer atividade turística, que se torna a cada dia uma atividade econômica importante para o país. Hoje, já temos um apoio fundamental de muitos empresários de hotelaria, transporte e da área de bares e restaurantes, que divulgam e trabalham a prevenção em suas empresas”, afirma Elisângela Machado, coordenadora executiva do projeto no CET/UnB.

Mobilização nas redes

Além de várias atividades nas cidades, a campanha será lançada com força nas redes sociais. Orkut, Twitter, Facebook, YouTube e Flickr hoje mobilizam milhões de pessoas e formam opinião sobre os mais diversos temas. A campanha terá perfil em cada uma dessas redes, convidando os seguidores a participar da mobilização no dia 9 de dezembro, dando informações sobre o tema e estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo. O Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB) apoia esta campanha e será um dos propagadores do evento na Grande Florianópolis.

(FCVB, 07/12/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *