Código Florestal deve prevalecer sobre o novo Código Ambiental do Estado, diz TJ
16/12/2010
Com a SOS Mata Atlântica
16/12/2010

Tem boi na praça

Segunda edição de festival reúne, em Florianópolis, grupos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia e Maranhão

Um desfile pelas ruas centrais de Florianópolis dos personagens de Boi de Mamão de Santa Catarina e do Boi-Bumbá de Rondônia, marcaram, no final da tarde de ontem, a abertura da segunda edição do Encontro de Bois de Norte a Sul – Ano 2.

Após o divertido cortejo, os participantes foram recepcionados no Largo da Alfândega pela Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca), sob regência do maestro José Nilo Valle, com um repertório natalino e de músicas folclóricas.

O encontro, uma promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), se estende de hoje até sábado, com atividades no Largo da Alfândega.

Participam desta e grupos folclóricos e parafolclóricos de cinco estados do Brasil. A ideia é mostrar a diversidade cultural do país nas brincadeiras que têm o boi como temática.

Estão representados os estados de Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. São 27 grupos e cerca de 800 “brincantes” (participantes desses folguedos).

Reunindo Bumba meu Boi, Boi-Bumbá, Boi Pintadinho e Boi de Mamão, a proposta do encontro é passear por diferentes ciclos no calendário cultural brasileiro apresentando grupos de arrastão carnavalesco, além de folguedos tradicionalmente ligados às festas de São João ou ao ciclo natalino.

Hoje, às 18h30min, a programação de estreia do evento terá como atração extra a encenação do Auto do Boi de Mamão, com a Cia. Teatral em Cena, de São João Batista. Amanhã, as apresentações começam às 11h, e, nos demais dias, às 12h. Todas as atividades são gratuitas.

Além das apresentações das diferentes formas de brincadeira, estão previstas palestras, oficinas, lançamento de livro e mostra de artesanato inspirados nessa tradição, salão de gastronomia, com variados cardápios, e apresentações especiais em diversos pontos da cidade.

A iniciativa tem o patrocínio da Tractebel Energia S.A e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

(DC, 15/12/2010)

Nota do editor FloripAmanha.org: Veja a programação completo do evento no site da Prefeitura de Florianópolis.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *