Sustentabilidade: Aqui e Agora
01/12/2010
Parque da Luz
01/12/2010

Novociclo Ambiental representa o Brasil na COP-16

Nesta terça, 29, a Novociclo Ambiental, de Florianópolis, representou o Brasil na 16ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP – 16). O evento, que acontece em Cancun, no México, até dia 10 de dezembro, tem entre seus palestrantes Gustavo Abdalla, diretor da Novociclo Ambiental. A palestra tem o apoio do Instituto Lixo Zero Brasil.

Implantação do Lixo Zero em SC e o case Espaço Recicle serão apresentados em Cancun

Abdalla fez uma apresentação sobre o que seria a economia em um mundo sem lixo e as iniciativas do projeto Lixo Zero em Santa Catarina. Falou sobre as vantagens de uma sociedade que dá o destino correto aos resíduos gerados no consumo e na produção. Depois de expor o cenário atual relacionado ao lixo, Abdalla mostra como seria possível uma cadeia produtiva baseada no reaproveitamento dos resíduos e quais os principais prejuízos do modelo de gestão atual do lixo, que envolvem questões sociais, ambientais e econômicas.

A partir daí, ele explicou os princípios do Lixo Zero e como o desenvolvimento desse novo modelo pode ser sustentável. Mostrou, ainda, o case do Espaço Recicle, iniciativa da Novociclo instalada no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, que recolhe resíduos reaproveitáveis da população da região. Atualmente, o Espaço recolhe 15 toneladas mensais de material, com o engajamento de 6 mil pessoas.

Segundo Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo, o sucesso da iniciativa do Espaço Recicle e do projeto Lixo Zero como um todo está diretamente relacionado à educação da população, que separa voluntariamente os resíduos e os encaminha de forma correta. “A gente vem recebendo uma boa resposta de nossa população, que tem demonstrado uma consciência ambiental bastante desenvolvida. Nosso objetivo é trabalhar para que este tipo de atitude responsável se estenda a todos os habitantes do município, do estado e – por que não? – do país”.

Santa Catarina já é apontada como Estado de ponta em pesquisas e projetos ligados ao conceito Lixo Zero. Durante a 7ª Conferência Internacional Lixo Zero, realizada em Florianópolis no final de outubro, foi reconhecida como liderança mundial no movimento, principalmente por este trabalho envolvendo a mudança de comportamento e a consciência individual.

O conceito Lixo Zero defende o reaproveitamento, de forma prática e eficiente, da grande maioria dos materiais que usualmente são descartados no lixo comum, como embalagens de papel, plástico, tetrapak, latas de alumínio, garrafas, óleo de cozinha, entre outros, e o destino correto dos que não podem ser totalmente reaproveitados, como baterias e lâmpadas fluorescentes, até que o lixo propriamente dito, seja quase nulo.

(Portal da Ilha, 30/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *