Ufsc recebe projeto da Edu Vieira
16/12/2010
Exemplo
16/12/2010

Nova edição de livro revisita memória urbana de Florianópolis

Publicado com o selo da editora Fundação Franklin Cascaes Publicações, obra de Eliane Veras da Veiga chega à terceira edição lançando um novo olhar sobre a cidade
Publicado pela primeira vez em 1993, o livro Florianópolis – Memória Urbana, de Eliane Veras da Veiga, consolida-se como um sucesso editorial da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A terceira edição da obra, lançada há uma semana, já está à venda na Casa da Memória, ao custo de R$ 50,00. Com novo design na capa e conteúdo atualizado, a edição traz um encarte especial com um mapa de Desterro, atual Florianópolis, de 1876.
Reeditado com o selo da Fundação Franklin Cascaes Publicações, o livro foi viabilizado por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Fundação Cultural Badesc, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica (Fapesc), Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
A publicação visa oferecer a estudantes, pesquisadores e professores um material consistente sobre as mutações do processo urbano e arquitetônico da capital catarinense entre 1750 e 1930. “É um manancial de informações, que contribui para pensar e repensar a cidade histórica e que traz retorno à educação, à formação e à atuação prática no planejar, fazer e viver a cidade de Florianópolis”, comenta Eliane Veiga.
O livro aborda o aparecimento de ruas e praças, construção e história de edifícios, linguagens arquitetônicas, gerações de engenheiros e construtores, mudanças na paisagem e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural, atendendo aos objetivos de profissionais que enfocam a educação patrimonial.
A obra possibilita ao leitor observar ações de preservação do patrimônio cultural, que têm sido intensas, identificando regiões que sofrem maior especulação imobiliária. As dificuldades de trânsito e de transporte público e os grandes desafios para os projetos de restauro do patrimônio arquitetônico, que tem sido constantemente alvo de ameaças à sua identidade e escala, também são assuntos tratados na publicação.
Entre os mais vendidos
Memória Urbana foi um dos dez títulos mais vendidos pela Universidade Federal de Santa Catarina na primeira edição em 1993 e tornou-se um fenômeno de vendas ao ser relançado pela Fundação Franklin Cascaes Publicações, em 2008, sendo uma das obras mais procuradas nas livrarias da cidade e também na Casa da Memória. O livro é considerado referência para consulta nas faculdades de História, Arquitetura, Turismo e Jornalismo, entre outras áreas, e no ensino do segundo grau em Santa Catarina.
A terceira edição – com 500 páginas de texto, 130 fotos e 21 mapas – revela paisagens antigas e recentes no processo de desenvolvimento da cidade. Metade dos dois mil exemplares impressos será distribuída gratuitamente às escolas do estado e bibliotecas públicas de todo o Brasil.
A autora

Arquiteta e urbanista, Eliane Veras da Veiga trabalha na Casa da Memória – Centro de Documentação da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), e também é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul. Tem vários livros publicados, entre os quais se destacam Florianópolis – Memória Urbana; Glossário de História da Arte e da Arquitetura; Acerca da História da Arte; Transporte Coletivo em Florianópolis – origens e destinos de uma cidade à beira-mar; Igrejas da Grande Florianópolis – pinturas de Cipriano; e do CD sobre a Casa da Memória.
Contribuiu também com a pesquisa histórica do vídeo-documentário Arquitetura na Ilha de Santa Catarina e do CD Fortalezas Multimídia: Anhatomirim. Eliane Veiga foi ainda coautora dos livros Atlas de Florianópolis; Fortificações Catarinenses: introdução ao seu estudo; Guia Circuito Cultural de Florianópolis; Guia Ruas de Florianópolis; e da revista Arquitetura em Transformação – Um Museu no Palácio Cruz e Sousa.
Serviço
O quê: Livro Florianópolis – Memória Urbana (3ª edição),
Eliane Veras da Veiga
Fundação Franklin Cascaes Publicações, 500 p.
R$ 50,00
Onde encontrar: Casa da Memória
Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro
(PMF, 15/12/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *