Área residencial
13/12/2010
Ranking das 10 maiores economias de SC tem apenas uma mudança
13/12/2010

Licença ambiental atrasa a expansão em Biguaçu

Líder na fabricação de lanchas de até 50 pés, Márcio Schaefer tem razão de se preocupar com a concorrência. Os planos do estaleiro dele, o Schaefer Yachts, envolvem a produção de lanchas maiores, acima de 60 pés, modelo no qual a Azimut-Benetti domina o mercado mundial.

Para concretizar os seus planos, Schaefer aguarda o fim de uma espera de três anos. A expectativa do empresário e designer das lanchas é que saia até o final de dezembro a decisão da Justiça autorizando a liberação de um terreno em Biguaçu, às margens do Rio Biguaçu, para construir uma nova fábrica.

Schaefer tem o molde da lancha Phantom 600, de 60 pés, e uma lista de espera de clientes. A decoração interna será assinada pela italiana Pininfarina, um dos maiores centros de design na Europa, conhecida por desenhar para a Ferrari. O molde da lancha de 80 pés também está comprado. A falta de espaço prejudicou o início da produção dos novos modelos. O novo empreendimento permitirá a ampliação dos negócios da Schaefer Yachts. O terreno foi embargado pelo Ibama mesmo tendo uma licença ambiental da Fatma.

O destaque da Schaefer Yachts é a Phantom 300, que atingiu a marca de mil unidades vendidas. O estaleiro em Palhoça emprega 600 pessoas e produziu mais de 2,5 mil barcos em 18 anos de existência.

A empresa oferece barcos de luxo de 26 a 50 pés, com preços entre R$ 200 mil e R$ 2,9 milhões. Tem um estaleiro em Palhoça e um Centro de Inovação e Design em Biguaçu, de onde saem novos projetos, cujos moldes são feitos na quinta maior máquina fresadora do mundo.

(DC, 12/12/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *