Embargada
10/12/2010
Costão do Santinho é eleito o melhor resort de eventos da década
10/12/2010

Florianópois revisitada pelo olhar atento

Publicado pela primeira vez em 1993, o livro Florianópolis – Memória Urbana, de Eliane Veras da Veiga, volta a ser lançado pela editora da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A terceira edição da obra, atualizada e com novidades, será lançada hoje, às 19h, no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis.
O novo volume, reeditado pela FFC Publicações, foi viabilizado por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), com o patrocínio da Fundação Cultural Badesc, Fapesc, BRDE e Unisul.
Uma das novidades desta edição é um encarte especial com um mapa de Desterro, atual Florianópolis, em 1876. O livro aborda o aparecimento de ruas e praças, construção e história de edifícios, linguagens arquitetônicas, gerações de engenheiros e construtores.Destaque para as mudanças na paisagem e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural, atendendo inclusive aos objetivos de profissionais que enfocam a educação patrimonial.
O livro oferece a estudantes, pesquisadores e professores material que trata das mutações do processo urbano e arquitetônico da capital catarinense entre 1750 e 1930.
Arquiteta é professora e faz documentação histórica

– É um manancial de informações, que contribui para pensar e repensar a cidade histórica e que traz retorno à educação, à formação e à atuação prática no planejar, fazer e viver a cidade de Florianópolis – comenta Eliane Veiga.
Arquiteta e urbanista, Eliane Veras da Veiga trabalha na Casa da Memória – Centro de Documentação da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), e também é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul.
Florianópolis – Memória Urbana, de Eliane Veras da Veiga. Fundação Franklin Cascaes Publicações. 500 págs. R$ 50
Agende-se
O quê: lançamento do livro Florianópolis – Memória Urbana, de Eliane Veras da Veiga
Quando: hoje, às 19h
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito. O livro custa R$ 50
(DC, 10/12/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *