Turismo GLS
06/12/2010
H20: Tarifa sazonal
06/12/2010

Área de 48.800 m² é limpa pela Floram na Lagoa da Conceição

Cerca de 7.700 m³ de algas mortas já não fazem mais parte da lâmina d’agua da Lagoa da Conceição. Funcionários da Floram e Comcap terminam limpeza do mar no domingo.

Em 2002 foram 42 toneladas de algas mortas que estavam flutuando sobre as águas da Lagoa da Conceição, desta vez cerca de 7.700 m³ delas não fazem mais parte do ambiente marinho.

A operação de limpeza envolveu funcionários da Floram e Comcap. Para o biólogo Luiz Pazini Figueiredo que comandou a operação vários fatores levaram a esse crescimento desordenado (Bloon). “Podemos falar com toda certeza que as causas foram: o aumento da salinidade, o assoreamento da Lagoa da Conceição, o carriamento de matéria orgânica para este local devido ao fluxo de correntes marinhas e a formação geográfica do local. Sem falar da riqueza de nutrientes como nitrogênio e potássio presentes nos despejos de esgoto em toda Lagoa da Conceição”. Pazini lembra que a Floram a partir de segunda-feira (06), fará o monitoramento técnico destas algas, para evitar uma nova ocorrência a exemplo desta.

As algas mortas estavam ao longo de 900 metros da Avenida Osni Ortiga e os moradores que passam pelo local não conseguem mais enxergá-las. Para o empresário Luciano Almeida as algas que começaram a aparecer em grande quantidade em outubro, trouxeram preocupação aos moradores. “Pensávamos que o mau cheiro seria para sempre, mas o poder público fez sua parte mobilizando técnicos capacitados para limpeza imediata”.

A operação realizada resultou até o momento na retirada de sete caminhões de algas da Lagoa da Conceição. A operação envolveu 22 funcionários da Fundação Municipal de Meio Ambiente e 12 da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap).

(PMF, 03/12/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *