Clean Up Floripa 2010: Mutirão de coleta de lixo na Lagoa da Conceição
26/11/2010
Será o Rio de hoje a Florianópolis de amanhã?
28/11/2010

Projeto Floripa 2030 vence Prêmio Von Martius de Sustentabilidade

O Projeto Floripa 2030, da Associação FloripAmanhã, foi o vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, que aconteceu na manhã de quinta-feira(25/11) no clube Chácara de Santo Antônio, em São Paulo(SP).
O projeto foi o melhor na categoria “humanidade”, uma das três categorias em disputa.
O prêmio estava entre os três projetos finalistas, do qual o projeto da Petrobras sobre o cultivo dos mariscos em Salvador ficou em segundo. Para escolher os finalistas, uma comissão formada por representantes de 7 entidades voltadas ao meio ambiente escolheu os três melhores entre os 111 projetos inscritos. “Foi emocionante, pois, depois que expliquei todo o processo realizado em Florianópolis que culminou nesse mega projeto, e sobretudo o seu objetivo, houve um longo aplauso e um feed back positivo, que demonstra que estamos no caminho certo”, diz a presidente da FloripAmanhã, Zena Becker, que recebeu o prêmio em nome de toda a equipe de associação e de centenas de profissionais que contribuiram com o projeto.
Becker recebeu um troféu e um diploma e o feito será publicado, em português e alemão, na revista Brasil-Alemanha, publicação oficial da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
A décima edição do prêmio, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, foi criado em 2000 e visa valorizar ações voltadas ao desenvolvimento sustentado em diversas comunidades, que podem ser utilizadas como exemplo aplicável às mais variadas situações geoeconômicas do país, do qual concorreram projetos de empresas, organizações não-governamentais, indivíduos e instituições do poder público de qualquer ponto do território nacional, associados ou não à entidade promotora, com iniciativas e projetos de destaque em três categorias: Humanidade, Tecnologia e Natureza.
O projeto Floripa 2030 foi formulado em 2008 através da realização de quatro oficinas – que contou com mais de 160 profissionais voluntários – com o objetivo de construir uma proposta para o futuro sustentável de Florianópolis e região até o ano de 2030. As premissas desenvolvidas no projeto resultaram em uma publicação, disponível para o poder público e iniciativa privada.
www.floripa2030.com.br | www.floripamanha.org
(Ass. FloripAmanhã, republicado por Deolhonailha, FCVB, 25/11/2010

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Angela Liuti disse:

    O Projeto Floripa 2030 desconsidera todas as expectativas de um Plano Diretor realmente Participativo, frustra as reais expectativas da Leitura Comunitária exaustivamente debatidas por moradores e aprovadas nas dezenas de Audiências Públicas realizadas nos Bairros. Novos tempos velhas fórmulas de propor Planejamento Urbano de acordo com o interesse dos investidores e agentes de governo à revelia da participação popular.Para quem atua na perspectiva da democracia participativa, inclusiva da cidadania plena dos moradores dos Bairros,das cidades, dos principios do Estatuto das Cidades o prémio soa antinatural. Quando a população de Florianópolis e Grande Florianópolis
    já vivencia as mazelas do desenvolvimento a qualquer custo, sem a infraestrutura adequada, na inadequação da mobilidade e acessibilidade, na falta de saneamento básico, falta de segurança entre outros. Total descaso com as reivindicações comunitárias entre estas a mais premente, a execução de um Planejamento Urbano verdadeiramente Participativo , inclusivo.
    Angela Maria Liuti
    Presidente da UFECO

    • mm Rogério, da equipe do site disse:

      Gostaríamos de esclarecer que o Projeto Floripa 2030 não é de modo algum concorrente ou uma alternativa ao Plano Diretor Participativo. São coisas diferentes, que se complementam. O Floripa 2030 é um planejamento estratégico, de longo prazo, uma visão para a cidade (inserida na região). A partir de um planejamento podem ser gerados diversos planos, e o PDP é um dos planos que pode (e deve) buscar orientações para regulamentar estatégias definidas no Floripa 2030, construído por um conjunto de mais de 100 profissionais representando 84 entidades públicas, privadas e ongs. Mas isso não descarta a importância da participação dos moradores, dos bairros, que também acreditamos fundamentais para a criação do Plano Diretor e por isso participamos deste momento das discussões do PDP.
      Concordamos com você sobre o momento da cidade, com mazelas de diversos tipos, sem infraestrutura, falta de saneamento, inadequação da mobilidade entre outros. Para trabalhar a fim de acabar com estas mazelas e contribuir para uma cidade melhor surgiu a FloripAmanhã, que propõe ações, projetos e acredita que o planejamento urbano é uma ferramenta importante neste contexto, assim como a articulação entre todos os interessados em superar estes desafios para obtermos uma vida melhor para a população. Caso tenha disponibilidade, a Senhora é nossa convidada para conversar sobre este assunto com a diretoria da FloripAmanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *