Transporte marítimo: Sem licitação, só em três casos
23/11/2010
Aeroporto Internacional de Florianópolis: Finanças aprova permuta e doação de imóvel
23/11/2010

Projeto da Zona Azul nos balneários é arquivado

Em reunião com vereadores de sua base de apoio na Câmara, dentre eles seu presidente, Gean Loureiro, que sugeriu o encontro, no final da tarde de hoje (23/11), o prefeito Dário Berger foi convencido a transferir para o próximo ano a discussão sobre o projeto de lei 14.221/2010, do Executivo que institui a zona azul (estacionamento rotativo pago) em balneários da Ilha de Santa Catarina. O projeto original previa o inicio da cobrança no período entre 1º de dezembro deste ano a 31 de março de 2011, nos balneários do norte, leste e sul da Ilha, de segunda-feira a domingo, das 8 às 19 horas. Na reunião, em comum acordo, deliberou-se pelo arquivamento do projeto e pela realização de uma ampla discussão em 2011, com a realização de audiências públicas nas comunidades, de forma que elas, através de suas entidades representativas, decidam a melhor solução.

O prefeito Dário Berger disse que os argumentos dos vereadores o convenceram de que a zona azul “não é prioritária no momento” e que o tema é “realmente muito polêmico” . Admitiu que sua base no Legislativo já estava enfrentando “muitas dificuldades” para encaminhar o projeto e que o melhor seria arquivá-lo, por enquanto.

Os vereadores da base de apoio ao prefeito explicaram que como o projeto tem fortes implicações no cotidiano de verão dos balneários, que tem diferentes realidades na sua configuração urbana – alguns com mais e outros com menos espaço para estacionamento de veículos, por exemplo – a melhor alternativa seria levar sua discussão para as comunidades diretamente interessadas, através de audiências públicas. O prefeito, diante da reação ao projeto, afirmou que não precisa ser exatamente zona azul, mas qualquer outro mecanismo de controle que melhore a mobilidade nos balneários. “O Executivo está aberto na busca de melhores alternativas”, disse.

(Câmara de Vereadores de Florianópolis, 23/11/2010)

ZONA AZUL NAS PRAIAS É ARQUIVADO
Da coluna Visor, por Rafael Martini (DC, 24/11/2010)

Diante da pressão da base aliada na Câmara de Vereadores, o prefeito Dário Berger recuou, ontem, e pediu o arquivamento do projeto que previa a ampliação do Zona Azul para as praias de Floripa em regime de urgência.

Durante reunião com os parlamentares, no final da tarde (na foto à direita ao fundo), foi convencido de que o tema era polêmico e de difícil aprovação na Casa, além de não ser uma prioridade para o município. Dário disse que pretende retomar o assunto em 2011, discutindo com as comunidades como regulamentar as vagas para estacionamento nos bairros da Capital. O líder do governo na Câmara, vereador Norberto Stroisch Filho (PMDB), foi um dos que defendeu a retirada da proposta, alegando não haver mais “clima” para apreciação em plenário.

Nas três tentativas de votação do projeto, ele foi obrigado a manobrar a retirada dos vereadores de situação para transferir a sessão, alegando falta de quorum, pois havia o risco do projeto ser reprovado. A forte repercussão negativa na cidade foi decisiva para carimbar a decisão de Dário, evitando o risco de mais um desgaste político às vésperas do final de ano.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *