Movimento lojista catarinense lamenta decisão da empresa de construção naval OSX
18/11/2010
Zona Azul nas praias
19/11/2010

Projeto da FloripAmanhã é um dos finalistas de prêmio ambiental

O projeto Floripa 2030 – Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis na Região – está entre os três finalistas da categoria Humanidade do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade deste ano.
A iniciativa catarinense, promovida pela ONG FloripAmanhã, elaborou um conjunto de estratégias voltado para o crescimento ordenado e sustentável da Capital. As estratégias são resultado de debates e encontros entre 148 participantes de 84 instituições públicas e privadas da cidade. Baseado nestes cenários, foram elaboradas as formas de atuação e de implementação das propostas. O trabalho foi orientado pela Fundação Cepa, um grupo que auxilia estudos sobre o crescimento de vários municípios do mundo.
– Estarmos entre os melhores nesse prêmio significa a valorização do projeto e confirma a importância dele – avalia Zena Becker, presidente da ONG FloripaAmanhã.
Os vencedores serão divulgados na cerimônica oficial, no dia 25 de novembro, em São Paulo. Foram 111 projetos inscritos e analisados.
O prêmio

– Este é o único concurso de projetos ambientais do País que possui auditoria de procedimentos durante a escolha dos projetos e compensação das emissões geradas desde o início das atividades até o evento de entrega do prêmio.
– A ação é resultado da parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha, a Atlântica Simbios (consultoria na área de serviços e meio ambiente responsável pela restauração de vegetação nativa), a BRTÜV (empresa especializada em certificação e qualificação de produtos e serviços) e a Green Consultants (empresa responsável pelo levantamento do cálculo do inventário de emissões).
– Em sua 11ª edição, o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade é uma homenagem ao alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius (1794-1868).
– O pesquisador fez uma viagem de quase três anos pelo Brasil, entre 1817 e 1820, que contribuiu notavelmente para o conhecimento e a valorização do ambiente natural e cultural do Brasil. Os premiados recebem troféu.
– A lista completa dos vencedores e outras informações sobre a premiação você encontra no portal www.premiovonmartius.com.br
A proposta – Temas abordados

– Desenvolvimento dos atrativos econômicos (turismo, indústria, cultura, conhecimento, produção rural, pesca e serviços, entre outros)
– Grandes fluxos de intercâmbio com todo o território do Estado de Santa Catarina
– Infraestruturas de saneamento
– Grandes equipamentos
– Sistema viário, mobilidade e transporte, sistema marítimo
– Integração e comunicação social
– Diversidade cultural e patrimônio histórico
– Sistema de informações regionais (dentro do próprio Estado)
– Procedimentos de gestão das tomadas de decisões sobre as diretrizes de desenvolvimento
ESTRATÉGIAS DEFINIDAS

– Transformar Florianópolis em sinônimo de qualidade em setores importantes da economia
– Preservar a qualidade ambiental
– Explorar as diferentes culturas da cidade e organizar a ocupação territorial
– Melhorar e ampliar as opções de transporte público
– Integrar o crescimento da Capital com o de outros municípios da Grande Florianópolis
(DC, 18/11/2010. Republicado por DeOlhonaIlha, 22/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *