Atividades culturais marcam a entrega da Praça Governador Celso Ramos
03/11/2010
Beira-Mar ou Beira-Lixo?
04/11/2010

Lagoa quer o sossego de volta

Representantes de um dos locais mais badalados da Ilha se reuniram com membros da Segurança Pública para discutir ações

Falta pouco mais de um mês para a temporada de verão, e um dos principais pontos turísticos de Florianópolis, a Lagoa da Conceição, também passa por uma onda de criminalidade.

A preocupação com a violência fez moradores e comerciantes discutirem o assunto na tarde de ontem, com membros da Segurança Pública Estadual. Mas o encontro terminou sem avanços, porque os representantes do governo não tinham poder de decisão. Um novo encontro deve ser marcado para a semana que vem, após envio de ofício à SSP.

Assaltos a supermercados, lojas, casas, furtos e roubos de veículos se tornaram corriqueiros na comunidade. No feriadão de Finados, houve dois sequestros-relâmpagos. Um, por volta das 3h de ontem. Um casal estava em um automóvel na Avenida das Rendeiras e foi abordado por dois homens armados. As vítimas foram largadas na estrada do Rio Vermelho, e o carro, roubado.

O outro caso envolveu o funcionário do Nigiri Sushi Bar, no sábado à noite. Ao sair do restaurante de moto, ele foi levado por dois motoqueiros armados para a Praia da Joaquina, onde deixaram o trabalhador e o veículo.

A insistência em alguns estabelecimentos fez com que comerciantes deixassem de oferecer produtos de alto valor. A loja de produtos de surfe Sul Nativo, foi roubada seis e arrombada duas vezes este ano. O vendedor Augusto Dantas, 42 anos, explica que os ladrões preferem levar óculos de sol, que custam até R$ 1 mil.

– Antes eram comercializadas seis marcas de óculos, agora, são duas.

Enquanto isso, projetos para melhorar a segurança são adiados. É o caso da parceria da SSP para a instalação de 11 câmeras de segurança no bairro. De acordo com a Acif, desde outubro do ano passado a promessa não sai do papel. A preocupação é que os equipamentos não sejam instalados até a temporada. Outra questão levantada é o número reduzido de PMs. São quatro agentes por turno.

– Faz dois anos que não fica mais o trailer da PM na entrada da Lagoa – salienta o dono do Nigiri e diretor geral da Acif Lagoa, Eduardo Campos.

Contraponto

O que diz a Polícia Militar
A Comunicação Social da Polícia Militar informou que na Operação Veraneio que começa em dezembro, serão encaminhados agentes que estarão em curso de formação e aperfeiçoamento de cabo e sargento em Florianópolis. Além disso, existe dois editais em andamento para contratação de 1.997 soldados e 139 oficiais para todo o Estado. Ainda segundo a PM, no próximo ano, a base na Lagoa deve receber mais policiais.

O que diz a SSP
O coordenador do sistema de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Vânio Luis Dalmarco, disse que o edital para para os serviços de instalação das câmeras e do transmissor de imagens para as centrais está pronto e só falta ser lançado. A prefeitura de Florianópolis já comprou as câmeras. A SSP, os equipamentos para as salas de monitoramento.

(Por ROBERTA KREMER, DC, 04/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *