Mix do mercado público em debate
26/11/2010
Casa de Câmara e Cadeia abrigará Museu de História da Cidade
26/11/2010

Gastronomia: espécies de frutos do mar típicas da estação

“Quiéra máx?” Apertando a tecla SAP descobre-se que o manezinho da peixaria pergunta se o cliente quer mais alguma coisa. Caso o comprador peça tainha, espécie apreciada em Florianópolis, não vai encontrar.

Verão é época de outros peixes. No Mercado Público desde a década de 1960, Bento Silva, 55 anos, sabe de cor que nos dias quentes aparece peixe galo, paru, palombeta, bagre, manezinho e lula. O fruto do mar com nome de presidente é que nem turista. Aparece na costa da Grande Florianópolis até o Litoral Norte em dezembro e vai embora em março.

Bento aprendeu isso aos sete anos, quando esperava a chegada dos barcos no Mercado Público. Naqueles tempos não havia aterro e o menino falava direto com os pescadores que chegavam ao mercado. Pedia para pegar alguma coisa no balaio.

Logo apareceu uma oferta de emprego. Órfão de pai, o garoto aceitou montar as caixas de madeira usadas para carregar peixes. Depois de um tempo vendendo torta de banana, Bento fixou-se numa peixaria do Mercado, aos 16 anos. Desde então ele acompanha a passagem das estações pelas espécies de frutos do mar.

Este conhecimento está disseminado com aqueles que lidam com peixes afirma Roberto Wahrlich, professor de Tecnologia de Pesca do Curso de Oceanografia da Univali. Ele explica que o aparecimento está relacionado ao ciclo migratório. O período de reprodução e as correntes marítimas quentes aproximam os cardumes.

Para saborear

Basta abrir a boca para o sotaque entregar quão manezinho Bento da Silva, 55 anos, é. Nascido e criado no Morro do Mocotó, na região central de Florianópolis, ele dá a receita de seu prato preferido. Quem conhece as preferências da cidade não se espanta com a escolha: pirão de peixe. Ingredientes
– Cebola
– Tomate
– 1,5 quilo de peixe
– Temperos

Modo de preparo
– Refogar a cebola na panela. Acrescentar o tomate e os temperos. Bento sugere alfavaca, cebolinha verde, orégano e salsinha. Colocar água e adicionar o peixe quando ferver. Esperar cinco minutos, retirar o peixe e colocar farinha.
– Tempo de preparo: aproximadamente dez minutos

(FELIPE PEREIRA, DC, 26/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *