Aeroporto Internacional de Florianópolis: Finanças aprova permuta e doação de imóvel
23/11/2010
Florianópolis e Santo Amaro da Imperatriz sediam III Seminário Internacional de Gestão Social de Bacias Hidrográficas
23/11/2010

Educação ambiental e Lixo Zero são temas de palestra em Joinville

“O primeiro passo para acabar com o desperdício e reduzir a produção de lixo é a mudança de hábito de cada indivíduo”. Esta afirmação é do especialista em gestão de resíduos Rodrigo Sabatini, que dará palestra sobre o tema no dia 24 de novembro, durante o Seminário de Consciência Ambiental, que acontece no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville.

Durante a palestra “Revolução pela Consciência” ele explica o projeto Lixo Zero, que tem como objetivo encaminhar corretamente todo o tipo de resíduo reaproveitável para reutilização ou reciclagem e reduzir a quase zero o lixo enviado aos aterros sanitários. Também vai dar detalhes sobre transporte, logística, armazenamento, novas tecnologias e impacto ambiental dos resíduos sólidos. Sabatini é presidente da Novociclo Ambiental, empresa que presta serviços para condomínios, iniciativas privadas e entidades governamentais, e já percorreu vários países, como Alemanha e Suécia, para conhecer as mais avançadas técnicas e metodologias de reutilização de resíduos.

Lixo Zero – O projeto Lixo Zero consiste no reaproveitamento de materiais, que retornam ao processo de produção industrial. A iniciativa contribui de uma só vez com a economia de recursos naturais e financeiros. Deixa-se de poluir, reduz-se a extração de recursos naturais e toda sociedade ganha em economia, desde os consumidores, passando pelas indústrias e até as prefeituras, que reduzem os gastos para envio de lixo para os aterros sanitários.

“Quem faz o lixo somos nós mesmos, quando misturamos embalagens e resíduos com sujeira e restos de alimentos. Se cada um fizer a sua parte, separando os resíduos limpos e organizados para encaminhá-los de forma correta, atingimos o Lixo Zero”, explica Sabatini.

Espaço Recicle – O engenheiro vai falar também sobre a iniciativa Espaço Recicle, que já virou referência internacional. Localizado no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, desde março o Espaço recebe resíduos de moradores e empresas da região e os encaminha para reaproveitamento de indústrias e cooperativas de artesanato. Atualmente o espaço conta com a participação de aproximadamente 6 mil pessoas e recolhe mensalmente 15 toneladas de resíduos por mês.

Conscientização – O sucesso da iniciativa está diretamente relacionado à educação da população, segundo Sabatini. Em outubro, ele apresentou case do Espaço Recicle durante a Conferência Internacional Lixo Zero, trazida pela primeira vez para Florianópolis pela Novociclo e pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O projeto foi elogiado pelos conferencistas internacionais. “Eles ficaram entusiasmados com a proposta e com muito interesse em levar o projeto para seus países. Me perguntavam: ‘Você consegue fazer tudo isso sem precisar de Lei?’ Realmente, nossa população tem uma boa consciência ambiental!”

SERVIÇO
Palestra “Revolução pela Consciência”
Data: 24/11, quarta-feira
Horário: 11h30
Local: Câmara de Vereadores de Joinville – Av. Hermann August Lepper, 1100. Bairro Saguaçu.

(Michelle Araújo, Dialetto Comunicação Estratégica, 22/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *